Memorial da América Latina realiza seminário sobre acordo entre Mercosul e União Europeia

0

Evento reuniu especialistas na área, que discutiram o papel do Brasil na ratificação do acordo entre os países envolvidos

O Memorial da América Latina, por meio do Centro de Estudos Brasileiros da América Latina (Cbeal), realizou na manhã de quarta-feira, dia 4 de dezembro, o seminário Acordo Mercosul e União Europeia – as perspectivas do Brasil. O encontro reuniu especialistas na área, que discutiram o papel do Brasil na ratificação do acordo entre os países envolvidos.

A abertura foi feita pelo presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião e pelo secretário estadual de Relações Internacionais, Júlio Serson. A primeira mesa traçou um panorama geral sobre o Acordo, desde o texto assinado em Julho de 2019, passando pelos obstáculos a serem resolvidos com a sua ratificação, até a projeção comercial para futuros negócios.  Essa mesa contou com a presença de Joachim Jakobsen, Conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Vera Thorstensen, professora da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e José Botafogo Gonçalves, ex-embaixador do Brasil na Argentina.

Na segunda mesa foram discutidas as perspectivas do Brasil na ratificação do acordo, com a participação de  Roberto Alexandre Borghi, professor do Instituto de Economia da Unicamp, que discorreu, dentre outras questões, sobre aspectos fundamentais da competitividade do Brasil frente aos países da EU. A mesa contou também com Karina Pasquariello Mariano, professora de Relações Internacionais da UNESP, e  Rubens Barbosa, embaixador do Brasil em Washington entre 1999 e 2004, que finalizou o debate, enfatizando a importância de uma agenda brasileira para sua preparação ao Acordo, após sua ratificação, a partir de temas inerentes às políticas sociais, econômicas e ambientais que hoje refletem o crescimento e desenvolvimento do país.

Estiveram presentes representantes dos Consulados dos países do Mercosul, da União Europeia, do PROCON, das Câmaras de Comércio, das universidades paulistas, estudantes e profissionais de vários segmentos.

A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Memorial da América Latina, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e a Secretaria Estadual de Relações Internacionais, com apoio da Câmara de Comércio França-Brasil, Câmara de Comércio Argentino-Brasileira, Federação Nacional de Estudantes de Relações Internacionais e Câmara de Comércio do Mercosul.

 

Compartilhar.

Comentários encerrados.