Biblioteca Latino-Americana

_dsc7921A Biblioteca Latino-Americana tem como missão organizar e disponibilizar acervo especializado em América Latina, proporcionando o acesso à informação sobre os países desta região, contribuindo com o ensino, pesquisa e extensão cultural. Por se tratar de um sistema de informação especializado, tem como usuários principais pesquisadores, porém é aberta ao público em geral.

Unidade integrante do conjunto arquitetônico idealizado por Oscar Niemeyer, a biblioteca ergue-se sob uma viga de 90 metros de extensão. Em seu piso superior, com 1800 m2 de área, estão localizados: o acervo de livros e periódicos, as mesas de leitura, um auditório e um espaço para exposições. A biblioteca tem em suas dependências as obras de arte: América Latina, de Marianne Peretti, e Homenagem a Clay Gama de Carvalho, de Mário Gruber.

Todo o acervo da biblioteca é aberto à consulta pública, local e via internet, por meio do catálogo online .  O pesquisador tem acesso à base de materiais bibliográfico, audiovisual e também a algumas publicações do Memorial digitalizadas.

  • ACERVOS

O acervo bibliográfico teve seu embrião constituído por 10.000 livros selecionados e adquiridos sob a orientação do prof. Darcy Ribeiro, autor do projeto cultural do Memorial.

Atualmente, o acervo é composto por cerca de 42.000 volumes, tendo como temas principais ciências sociais, cultura popular, economia, história, artes e literatura..

 SERVIÇOS

  • Consulta local
  • Catálogo on-line
  • Orientação ao usuário sobre o uso da biblioteca e dos recursos de acesso à informação
  • Empréstimo entre bibliotecas
  • Eventos (exposições, palestras, cursos)
  • Wi-fi

 LIVROS PARA “OUVIR”

A Biblioteca conta com um serviço para ampliar e facilitar o acesso à leitura de pessoas com deficiência visual, baixa escolaridade e idosos: livros do acervo são digitalizados e convertidos em áudio.

  • Horário de funcionamento

A Biblioteca atende de segunda a sexta, no horário das 9 às 18 horas e sábados das 9 às 15 horas, permanecendo fechada aos domingos e feriados.