CBEAL

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina foi concebido por Darcy Ribeiro para ser uma espécie de interface entre as três universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp), a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento. Cabe ao CBEAL apoiar os estudos acadêmicos que tenham a ver com a América Latina, em seus diversos campos, bem como integrá-los às atividades intelectuais e científicas do Estado. Mas não só isso. O CBEAL fomenta a pesquisa pioneira e a reflexão sobre importantes processos latino-americanos por estudiosos ligados a instituições nacionais e internacionais.

Darcy Ribeiro sabia das coisas, pois além de antropólogo e escritor, ele fundou e foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília (UnB). Entre os seus planos estava a criação de uma Cátedra Latino-americana que trouxesse ao Memorial  alguns dos principais professores e pesquisadores do Continente. A idéia era que esses mestres orientassem  bolsistas e produzissem ensaios sobre temas da atualidade.

Para cumprir a sua missão o CBEAL organiza cursos e seminários, edita livros com os resultados desses encontros e, por meio da Revista Nossa América, divulga as ciências e as artes latino-americanas. Toda essa atividade é apoiada pela Biblioteca Latino-americana Victor Civita, a única brasileira especializada em temas latino-americanos, com 30 mil volumes.