Música – México

Alguns destaques:

• Armando Manzanero

Ano de Nascimento: 1935

Principais Obras: Adoro, Cuando Estoy Contigo, Voy a apagar la luz

Biografia: É um músico, cantor e compositor, romântico mexicano, começou tocando em uma banda, logo foi trabalhar em uma emissora de radio local onde tinha um programa matinal, começou a ser chamado para cantar em festas e fazer serenatas até se tornar músico profissional. Em 1965, foi o vencedor do Festival de la Canción em Miami com a música Cuando Estoy Contigo (When I’m With You). Suas composições são interpretadas por cantores com fama internacional como Frank Sinatra, Tony Bennet, Elvis Presley, Frank Pourcel, Paul Mauriat, Ray Conniff, Manoella Torres, Marco Antonio Muñiz, Edith Márquez, Raphael, Moncho, José José, El Tri, Andrea Bocelli, Andrés Calamaro, Christina Aguilera, Pasión Vega e Luis Miguel.

Site oficial: http://www.armandomanzanero.com.mx/

Fonte de pesquisa:

http://www.armandomanzanero.com.mx/

• Libertad Lamarque (de Bouza)

Ano de Nascimento: 1908 (nasceu na Argentina)

Ano de Falecimento: 2000

Principais Obras: A Música Madreselva, Che Arama, Adíos Muchachos

Biografia: Libertad nasceu em Rosário, Argentina. Aos 7 anos estreou em uma peça de teatro, e aos 12 anos já era uma profissional. Em 1926, gravou o seu primeiro disco de tangos. Em 1945 no México todos conheciam Lamarque como atriz dramática, cantora de tangos, boleros e canções folclóricas da América Latina, e por estes motivos começaram a chamar-lhe a “Noiva da América”. De volta a Buenos Aires entra na peça “La Dolly Levy” de Hello Dolly. Em 1996 decidiu radicar-se em Miami, Florida. Com 92 anos participa da novela A Usurpadora. Após 10 dias de internação em um hospital Lamarque falece em 12 de dezembro de 2000.

Site oficial:http://www.libertadlamarque.net/

Fontes de consulta:

http://www.portotango.com/LDU800/page.php?id=9

http://www.clubdetango.com.ar/articulos/libertad_disc.htm

• Trio Los Panchos

Ano de Nascimento: 1944

Principais Obras: Las horas mas felices de mi amor Fueron contigo, Solamente Una Vez, Bésame mucho

Biografia: No Teatro Hispânico de Nova York em 1944, dois mexicanos e um porto-riquenho se apresentaram ao público pela primeira vez. Entre 1945 e 1948 cantam por todas as Américas e na Radio City Music Hall (1946). Em 1948 realizam sua primeira viagem ao Brasil permanecendo por três meses. Mudam-se para o México, onde e emissora XEW, que era então a mais poderosa nesse país, lhes dá espaço (Programa Nestlé) e apresentações em diversos centros noturnos de categoria como “El Patio” e Teatro T’ivoli simultaneamente.  Em 1951 começam uma longa turnê pelo Caribe e América do Sul. Durante seus cinqüenta anos de história participaram em mais de 35 filmes.

Fontes de Pesquisa:

http://cifrantiga3.blogspot.com/2006/04/tro-los-panchos.html

http://www.lospanchos.com/nuestra_historia.htm

Pesquisa/texto: Maurício Soares Rahal, Jacqueline Santiago

Coordenação da BV@L e temáticas: Marcia Rosetto

Referências bibliográficas:   Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; Logan, Jack. Music of Latin América.

Disponível em: http://trumpet.sdsu.edu/M151/Music_of_Latin_America1.html.

Acesso em: 12/11/2008.

Outras informações sobre o tema podem ser pesquisadas no website da Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L   www.bvmemorial.fapesp.br