Música – Cuba

Alguns destaques:

• Gonzalo Rubalcaba (Gonzalo Julio Gonzalez Fonseca)

Ano de Nascimento: 1963

Principais Obras: Blessing, Inner Voyage, Supernova

Biografia: Nascido em Havana em 27 de maio de 1963, Rubalcaba é filho de Guilhermo Rubalcaba, um renomado pianista cubano. Inicialmente se dirigiu para a bateria, mas cedo ainda, aos nove anos trocou pelo piano, recebendo um grande leque de influências, que vai de Erroll Garner e Art Tatum até Oscar Peterson e McCoy Tyner. Quando era adolescente, ele teve o privilégio de improvisar com artistas famosos como Machito, Chico Hamilton e Paquito De Rivera. Gonzalo se graduou em composição musical no Instituto de Belas Artes de Havana eganhou notoriedade internacional, com 23 anos, após deslumbrante apresentação em Montreux, Suíça.

Site oficial: http://www.g-rubalcaba.com

Fontes de consulta:

http://www.g-rubalcaba.com/gubalcaba.discography.html

http://www.clubedejazz.com.br/jazzb/jazzista_exibir.php?jazzista_id=21

• Orishas

Ano de Nascimento: 1999

Principais Obras: El kilo, Nací Orishas, Represent, Cuba

Biografia: O grupo cubano se conheceu em Paris fazendo intercambio, hoje hoje fazem uma mistura de rítimos afro-cubanos com o rap, nascido nos EUA. mixado com uma discussão da situação política em Cuba. Ruzzo e Youtel, tinham participado em Havana do grupo Amenaza, um dos precursores do rap cubano. Flaco-Pro e Roldan adicionaram a sua experiência musical ao grupo. No primeiro disco do grupo, “A lo cubano”, lançado pela EMI francesa, o grupo conta com as participações dos músicos Anga Diaz (percussionista do grupo Irakere), Roy Hargrove, Steve Coleman e Philipé Cabrera (ex-baixista de Gonzalo Rubalcaba). Em 2004 o grupo participou da trilha sonora do filme Dirty Dancing- Noites de Havana.

Fonte de pesquisa:

http://artists.emidigitalmedia.com/orishas

• Pablo Milanés

Ano de Nascimento: 1943

Principais Obras: Yolanda, Cuba Va, Éramos… de Nuestra América

Biografia: Em 1965 Pablo Milanes publica Meus 22 anos, considerado por muitos o elo de ligação entre sentimento e a Nueva Trova Cubana, incluindo novos elementos musicais e vocais que seriam precursores da música cubana que viria mais tarde.Colaboração com o Bucaneros estendeu-se de 1960 até  1966. Em 1967 Era a época da Guerra do Vietnã e Pablo Milanes posiciona-se por causas sociais. No início dos anos oitenta, Pablo Milanes formar seu próprio grupo. Em 2005 inclui uma parte da trilha sonora do filme sempre Havana liderada por Angel Pelaez. Recentemente, Pablo Milanes ofereceu apoio e aderiram à longa lista de personalidades da América Latina que já manifestaram apoio à independência de Porto Rico

Site oficial: http://www.milanespablo.com/esp.html

Fonte de pesquisa:

http://www.trovacub.net/pablo/acercade.html

• Paquito D´Rivera

Ano de Nascimento: 1948

Principais Obras: Out of Nowhere, I Mean You, Linda’s Moody

Biografia: Saxofonista e clarinetista de jazz cubano, Paquito aos 5 anos de idade , começou seus estudos musicais com seu pai, aos 7 anos endorsava a famosa e tradicional fabricante de saxofones Selmer Company, aos dez anos apresentou-se no Teatro Nacional em Havana e dois anos mais tarde entrou para o Conservatório de Música de Havana, Formou com o pianista Chucho Valdés a Orquestra Cubana de Música Moderna da qual foi regente nos dois anos seguintes até deixar o grupo para formar o Irakere. Em turnê pela Espanha, pediu asilo na embaixada americana em 1981, apartir dai integrou diversos grupos como Allstars entre outros.

Site oficial: http://www.paquitodrivera.com/

Fontes de consulta:

http://www.clubeejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.phpjazzista_id=330

http://www.ejazz.com.br/detalhes-artistas.asp?cd=290

Pesquisa/texto: Maurício Soares Rahal, Jacqueline Santiago

Coordenação da BV@L e temáticas: Marcia Rosetto

Referências bibliográficas: Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; Logan, Jack. Music of Latin América.

Disponível em: http://trumpet.sdsu.edu/M151/Music_of_Latin_America1.html.

Acesso em: 12/11/2008.

Outras informações sobre o tema podem ser pesquisadas no website da Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L   www.bvmemorial.fapesp.br