Música – Chile

Alguns destaques:

• Illapú

Integrantes: Roberto Márquez, Carlos Elgueta, Cristian Márquez, Luis Enrique Galdames, José Miguel Márquez, Sidney Silva, Alfredo Ulloa.

Ano de nascimento: 1971

Principais Obras: As Músicas Vuelvo; Lejos del amor, Amigo, Vuelvo e o Album En Estos Dias

Biografia: Esse grupo, criado em 1971, grava seu primeiro álbum no ano seguinte. Com poucos anos de existência, seu trabalho percorre o mundo. Em 1981, quando regressa da segunda turnê pela Europa e EUA, recebe uma proibição via decreto pela ditadura militar que os impede de entrar no país, fazendo-os iniciar exílio na França e depois no México. Em 1988, devido à abertura democrática no Chile, ILLAPU retorna para casa. Em 1993, o tema “Lejos del Amor” se manteve quarenta e seis semanas no top das preferências do rádio no Chile. Ganharam vários prêmios durante sua carreira artísticas.

Site oficial: http://www.illapu.cl/

Fontes de consulta:

http://www.illapu.cl/

http://jabadasil.blogspot.com/2007/09/illapu-com-kleiton-e-kledir-show.html

• Intiillimani

Integrantes I: Daniel Cantillana, César Jarra, Juan Flores, Marcelo Coulon, Jorge Coulon, Efrén Viera, Christián Gonzáles, Manuel Marino

Integrantes II: Horacio Salinas, Horacio Durán, José Seves, Jorge Ball, Danilo Donoso, Fernando Julio, Camilo Salinas

Ano de Nascimento: 1967

Principais Obras: Canto para una semilla, Canto de pueblos andinos, La Valentina

Biografia: O grupo nasceu na universidade técnica de Chile estimulado pelo processo de reforma política que acontecia nos anos 60, tinham o objetivo de ser a voz do povo, por isso tocaram em muitos lugares públicos antes de realmente gravarem em 1977 o álbum Chile resistência o gravaram novamente em outra gravadora só que com letras mais amenas e menos políticas e assim fizeram durante muito tempo com outros discos, até se exilarem na Europa e conseguirem consagração internacional.

Site oficial: http://www.inti-illimani.cl/

Fontes de consulta:

http://www.inti-illimani.cl/

http://www.intiillimani.org/

http://www.musicapopular.cl/2.0/index2.php?op=Artista&id=18

• Violeta Parra (Violeta Del Carmen Parra Sandoval)

Ano de Nascimento: 1917

Ano de Falecimento: 1967

Principais Obras: Gracias a la vida, La Jardinera, Volver a los Diecisiete

Biografia: Compositora, cantora, artista plástica, ceramista e folclorista, Violeta abandonou os estudos em 1934, para trabalhar e cantar com seus irmãos em bares e circos. Em 1952 começou a pesquisar as raízes folclóricas chilenas e compôs os primeiros temas musicais. Em 1954, quando já tinha o seu próprio programa de rádio, começou um rigoroso estudo das manifestações artísticas populares. Durante 1955 visitou a União Soviética, Londres e Paris, cidade onde residiu dois anos. Realizou gravações para a BBC e os selos Odeón e “Chant du Monde”. Em 1965 voltou para seu país percorrendo varias cidades onde realizou inúmeros shows até se suicidar em 1967.

Site oficial: http://www.violetaparra.cl/

Fonte de consulta:

http://www.estacio.br/rededeletras/numero4/hablando_portanol/parra.asp

• Victor Jara

Ano de Nascimento: 1932

Ano de Falecimento: 1973

Principais Obras: El derecho de vivir en paz, Paloma Quiero Contarte

Biografia: Em 1953 aos 21 anos de idade participa de uma montagem de “Carmina Burana”. Em 1957 integra um conjunto de música e danças folclóricas Cuncumén, e tem seu primeiro contato com Violeta Parra e o convence a cantar profissionalmente. Apartir daí ele se divide em atuar e dirigir peças e cantar em sua banda. Em 1970 renuncia ao teatro e ingressa na política como militante e em 1973 é preso e torturado até a morte em um estádio de futebol em Santiago.

Fontes de pesquisa:

http://www.fundacionvictorjara.cl/test/video.html

http://www.patriagrande.net/chile/victor.jara/vjbio.html

Pesquisa/texto: Maurício Soares Rahal, Jacqueline Santiago

Coordenação da BV@L e temáticas: Marcia Rosetto

Referências bibliográficas: Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006; Logan, Jack. Music of Latin América.

Disponível em: http://trumpet.sdsu.edu/M151/Music_of_Latin_America1.html.

Acesso em: 12/11/2008.

Outras informações sobre o tema podem ser pesquisadas no website da Biblioteca Virtual da América Latina – BV@L   www.bvmemorial.fapesp.br