Biblioteca Latino-Americana

A Biblioteca Latino-Americana Victor Civita tem como missão organizar e disponibilizar acervo especializado em América Latina, proporcionando o acesso à informação sobre os países desta região e contribuindo com o ensino, pesquisa e extensão cultural.

A biblioteca ergue-se sob uma viga de 90 metros de extensão suspensa entre dois pilares, recorde na construção civil à época de sua inauguração. Em seu piso superior, com 1800 m2 de área, estão localizados o acervo bibliográfico, as mesas de leitura, um auditório e um espaço para exposições.

As primeiras obras do acervo bibliográfico foram adquiridas por uma equipe de especialistas, sob a supervisão do Prof. Darcy Ribeiro, autor do projeto cultural do Memorial. Na formação do acervo, houve a preocupação com a constituição de um espaço que, além de disseminar a cultura latino-americana, abrigasse também sua memória. Entre os títulos adquiridos destacam-se: Nova Lusitania (1675), Castrioto Lusitano (1679), Coleção Brasiliana, Coleção Documentos Brasileiros, e também livros autografados e primeiras edições

Atualmente, o acervo bibliográfico é composto por 42 mil itens, tendo como temas principais as ciências sociais, literatura, artes, história, economia e cultura popular. O acervo audiovisual (VHS e DVD) é composto por 3620 títulos, com destaque para produções cinematográficas de países como Cuba, México e Argentina.

Todo o acervo da biblioteca é aberto à consulta pública por meio do catálogo online http://biblioteca.sophia.com.br/6350. O pesquisador tem acesso aos acervos bibliográfico e audiovisual e também a publicações do Memorial digitalizadas.

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 10h às 17h
Sábado, das 10h às 15h
Domingo: fechada

E-mail: biblioteca@memorial.org.br
Telefone: (55 11) 3823-4732

Outros espaços

Governo do Estado de SP