Cursos e Palestras

Esta postagem também está disponível em: Espanhol

Esta postagem também está disponível em: Espanhol

CURSOS DE EXTENSÃO DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

A Fundação Memorial da América Latina realiza cursos de extensão universitária, organizados pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Os cursos têm como objetivo estabelecer um canal de discussão e reflexão entre pesquisadores, estudantes e interessados em temas que circundam a América Latina.

O Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) é uma das divisões da Fundação Memorial da América Latina e tem como missão fomentar e divulgar a pesquisa sobre o continente latino-americano. O CBEAL realiza cursos, seminários e palestras. O resultado dessas atividades de extensão acadêmica serve de base para a publicação de livros e da revista Nossa América.

 

Cursos/Palestras realizadas em 2015

 

27 de maio, quarta, 8h30

Palestras das pesquisadoras Rose de Melo Rocha e Simone Luci Pereira. A atividade, aberta ao público, encerra o curso de extensão universitária “(Re) Pensar a comunicação na América Latina: juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea”, da Cátedra Unesco Memorial da América Latina, que é uma iniciativa conjunta do Memorial, USP, Unicamp e Unesp. Curadoria de Ciro Marcondes Filho (USP).

Biblioteca do Memorial.
Grátis.

 

Quarta, 25 de março a 27 maio

Cátedra Unesco Memorial da América Latina

Abertas as inscrições, gratuitas, para o curso de extensão (Re) Pensar a comunicação na América Latina: juventude e transformações da cultura comunicacional contemporânea, coordenado pelo professor Ciro Marcondes Filho (ECA – USP). Público alvo: graduados e pós-graduandos de Humanidades, professores e profissionais que trabalham com o tema em empresas ou órgãos públicos. Período: às quartas-feiras, de 25 de março a 27 maio, das 8h30 às 12h30, somando 40 horas-aula.

Local: Biblioteca Latino-Americana.
Mais informações e inscrições: www.memorial.org.br
E-mail: catedra@memorial. sp.gov.br
Facebook: Cátedra Unesco Memorial da América Latina
Telefone: (55 11) 3823-4603

 

Cursos/Palestras realizadas em 2014

 

Mesa Redonda “Questões para uma ‘esquerda democrática’ na América Latina: processos, cultura política, diferenciações e incompletudes”

Biblioteca Latino-Americana. 5 de novembro, quarta-feira, 8h30

Aula de encerramento, aberta ao público, do Curso de Extensão “Processos políticos na América Latina contemporânea – história, cultura política e democratização numa era de transformações globais”. Não é necessária inscrição prévia. Debatedores: Vicente Palermo – UFBA/Argentina, José Álvaro Moisés –USP e Alberto Aggio -UNESP/Franca

Seminário Internacional “América do Sul em Perspectiva: Brasil, Colômbia e Venezuela”

Biblioteca Latino-Americana. 11 de novembro, segunda-feira, das 9h às 21h

O objetivo é divulgar pesquisas in loco para pesquisadores e interessados em geral e debater as contradições no cenário político, social e econômico. O seminário é realizado em parceria coma UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e com o IEEI (Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais/ UNESP).

Mesa & Debate

Golpe Militar – 50 anos: Memória, História e Direitos Humanos

Em parceria com o Centro de Documentação e Memória da Unesp e o Memorial da Resistência de São Paulo, a Fundação Memorial da América Latina promove discussão sobre a ditadura militar brasileira. Confira abaixo as atividades na biblioteca do Memorial e nas outras instituições. Inscrições no local, uma hora antes do início do evento. Serão emitidos atestados de comparecimento a quem presenciar, no mínimo, três encontros.

Para conhecer a programação nos outros locais, informe-se no site www.memorial.sp.gov.br, no www.cedem.unesp.br e no www.memorialdaresistenciasp.org.br.

1º de abril, terça, 19h

Ditadura 50 Anos: Memória, História e Direitos Humanos

Mesa de abertura, durante a qual será homenageado o político Almino Afonso, vice-governador de São Paulo à época da fundação do Memorial e importante tribuno da resistência à ditadura.

Biblioteca.
Grátis.

3 de abril, quinta, 18h30

Ditadura e Comunicação

João Brant e Diogo Moyses discutem o fim da liberdade de imprensa, a censura e o cerceamento do jornalismo no período.

Grátis.

10 de abril, quinta, 18h30

Ditadura e Mídia

Eugenio Bucci e Gabriel Priolli discutem a instalação do aparato comunicacional – o marco regulatório, a agência de controle, a legislação – durante o regime militar e a relação com a consolidação do regime militar e a integração nacional.

Grátis.

17 de abril, quinta, 18h30

Ditadura e Educação

A professora M. Rita de Almeida Toledo (Unifesp) discute o “projeto” educacional do ciclo militar e suas implicações no ensino brasileiro atual.

Grátis.

24 de abril, quinta, 18h30

Ditadura e Cultura

O professor Celso Favaretto (FE/USP) aborda os processos culturais no período. A produção cultural brasileira explodia quando foi amordaçada pela ditadura militar. Mesmo assim germinou uma riquíssima produção cultural, que não se furtou de se colocar a serviço da resistência.

Grátis.

24 de abril, quinta, 18h30

Pau de Arara: a violência militar no Brasil

Lançamento de livro pela Fundação Perseu Abramo do livro de Bernardo Kucinski e Ítalo Tronca, publicado anonimamente em 1971 na França. Considerado a primeira denúncia internacional sistemática da tortura praticada no Brasil.

Grátis.

Relação completa das atividades das mesas e debates, também na Unesp e Memorial de Resistência de São Paulo no site www.memorial.org.br

 

Cursos/Palestras realizadas em 2013

 

5 a 8 de novembro, terça a sexta, das 8h às 22h

IV Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Para fortalecer a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes instituições, intercâmbio de ideias, diretrizes e abordagens teórico- temáticas do abrangente campo das Relações Internacionais, com ênfase na integração regional, em particular da América Latina.

Anexo dos Congressistas / Sala dos Espelhos.
Grátis.

8 e 9 de novembro, sexta e sábado, das 9h às 18h

Simpósio “Desigualdades, Deslocamentos e Políticas Públicas na Imigração e Refúgio” Psicanalistas, sociólogos, filósofos, profissionais da área de saúde pública, militantes de direitos humanos debatem os deslocamentos humanos e seus desdobramentos políticos, culturais e subjetivos.

Biblioteca.
Grátis.

23 de novembro, sábado, 11h às 15h

Consulte Arte

Lançamento da segunda edição do livro “Consulte Arte – Roteiro das Artes Plásticas”, da Editora Publitime, com a participação dos artistas brasileiros: Fernando Durão, Maria Bonomi, Gustavo Rosa, Juan Muzzi, bem como artistas de todas as regiões do país.

Biblioteca.
Grátis.

25 de novembro, segunda, 9h às 18h

Seminário “Mulher Latino -Americana: tu és parte , não fiques à parte “

Apresentação do projeto de memória social “Mulher Latino-Americana: tu és parte, não fiques à parte”, desenvolvido pela ONG Presença da América Latina – PAL, com o apoio do Museu da Pessoa. Esse evento tem como público-alvo imigrantes latino-americanos, estudiosos na área das migrações, corpo diplomático, gestores públicos e interessados em geral.

Anexo dos Congressistas.
Grátis.

17 de agosto a 30 de novembro de 2013

CURSO AMÉRICA LATINA EM FOCO: INICIAÇÃO À CRIAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS (CURTA – METRAGEM)

Datas: 17 de agosto a 30 de novembro de 2013 (12 aulas, aos sábados)

Horário: das 9 às 13 horas (48 horas-aula)

Local: Sala de Apoio 1 do Anexo dos Congressistas

Coordenação acadêmica: Profa. Dra. Elen Cristina Souza Koch Vaz Doppenschmitt (graduada em Ciências Sociais / USP, e doutora em Comunicação e Semiótica / PUC-SP, atualmente é professora na FIAM-FAAM nos cursos de Publicidade, Jornalismo e Radio e TV, desenvolvendo projetos acadêmicos e de divulgação
cultural na área de Cinema e Literatura e Cinema e Educação).

17.08 a 09.11
CURSO A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE MODA

Datas: 17 de agosto a 9 de novembro de 2013 (10 aulas, aos sábados)

Horário: 13h30 às 16h30 (30 horas-aula)

Local: Auditório do Anexo dos Congressistas

Coordenação acadêmica: Luiz Antonio Giope (Fotógrafo, curador, pesquisador e professor nas áreas de fotografia, artes visuais e produção musical).  

8 a 19 de outubro

Reciclarte : A Arte da Reciclagem em São Paulo

Painéis e objetos que retratam o processo da reciclagem. Curadoria: Peter Milko.

Local: Biblioteca Latino-americana.
Seg. a sex, 9h às 18h, sáb. 9h às 17h.

25 de outubro, sexta, 9h às 19h

Responsabilidades e políticas para /com a adoles – ciência e juventude: diálogos interdisciplinares

Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social – PUC-SP e o Núcleo de Psicanálise e Políticas Públicas da USP, para dar visibilidade às questões da adolescência e juventude; apresentar reflexões e pesquisas sobre as atuais políticas, como alternativas; debater com estudiosos, pesquisadores e movimentos sociais as problemáticas da Juventude e Adolescência, especialmente a violência. Entre os temas, Justiça Juvenil na América Latina: avanços e desafios; políticas de Juventude no Brasil; drogas e Juventude: liberdades e compulsoriedade; e adolescências em conflitos com as leis: responsabilidade e políticas. Coordenação Miriam Debiex Rosa.

Locais: Biblioteca Latino-Americana (manhã)/Anexo dos Congressistas (tarde).
Grátis.

CURSO ARTE E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA

Docentes: Elza Ajzenberg e Alecsandra de Oliveira (ECA / USP), com a participação de palestrantes convidados.

Período: de 17 de agosto a 19 de outubro de 2013, oito aulas, aos sábados, das 9h às 13h

CURSO HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA DE MODA

Docente: Luiz Antonio Giope (Fotógrafo, curador, pesquisador e professor nas áreas de fotografia, artes visuais e produção musical).

Período: de 17 de agosto a 9 de novembro, 10 aulas, aos sábados, das 13h30 às 16h30

Taxa de inscrição: R$ 200,00 para cada curso (taxa única).

Inscrições: de segunda à sexta, das 10 às 18 horas.

Local: Anexo dos Congressistas/CBEAL. Vagas limitadas.

Certificados com presença igual ou superior a 75% da carga horária.

Conteúdos programáticos e informações adicionais: www.memorial.org.br, cursos@memorial.sp.gov.br e (11) 3823-4780.

25 de outubro, sexta, 18h30

Ciclo Lygia Fagundes Teles

Homenagem aos 90 anos da escritora Lygia Fagundes Telles. Participam Suênio Campos de Lucena e Ana Paula dos Santos Martins. Bate-papo, exibição de vídeos, lançamento de livros e exposição. Parceria Memorial, União Brasileira de Escritores e Academia Paulista de Letras.

Biblioteca Latino – Americana.
Grátis.

(Para inscrição e mais informações sobre a agenda de cursos, seminários, simpósios e palestras do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br (11) 3823-4780)

 

Inscrições: no valor de R$ 200,00 para cada curso (taxa única).

Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária.

Horário e local das inscrições: de segunda à sexta, das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas-CBEAL

Informações: cursos@memorial.sp.gov.br, 3823-4780

17.08 a 19.10
CURSO ARTE E SOCIEDADE NA AMÉRICA LATINA

Datas: 17 de agosto a 19 de outubro de 2013 (8 aulas, aos sábados)

Horário: das 9 às 13 horas (32 horas-aula)

Local: Auditório do Anexo dos Congressistas

Coordenação acadêmica: Profa. Dra. Elza Ajzenberg (Professora Titular da ECA USP / Coordenadora do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes – ECA USP) e Profa. Dra. Alecsandra Matias de Oliveira (Doutora em Artes Plásticas – ECA USP)

 

10 de setembro | terça-feira

Simpósio “Língua Portuguesa na América : Estudos e Perspectivas”

3º Encontro: “O Português como Língua Estrangeira nas Américas”. Palestrantes: Professoras Aparecida Regina Borges Sellan (PUC-SP), Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC-SP) e Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro (PUC-SP), com mediação da Profa. Ms. Ana Paula Faria (USP/UNINOVE).

Biblioteca Latino-Americana – 9h.

4º Encontro: “Léxico e Cultura”. Palestrantes: Professores Ieda Maria Alves (USP/CNPq) e Claudio Cezar Henriques (UERJ/ABRAFIL), com mediação da Profa. Ms. Elenice Alves da Costa (USP).

Biblioteca Latino-Americana – 19h30.

14 de setembro | sábado, das 12h às 20h

Simpósio APEESP – 30 ANOS – Trata-se de um evento comemorativo ao aniversário de 30 anos de atividades da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo – APEESP, entidade fundada em 1983 com o objetivo de congregar os professores de Língua Espanhola e de matérias conexas, como as Literaturas Espanhola e Hispo-Americana, de todos os níveis e modalidades de ensino, que exerçam suas funções no Estado de São Paulo. Estão previstas na programação a realização de palestras, uma feira gastronômica e o lançamento de publicações.

Biblioteca Latino-Americana

26 de setembro | quinta-feira, 9h às 18h

Seminário “Velhos e Novos Desa fios à Liberdade de Expresão”- Em parceria com a ARTIGO 19, esse seminário pretende debater os desafios apresentados
à liberdade de expressão no Brasil contemporâneo, demonstrando que os problemas antigos e as violações tradicionalmente vinculadas ao tema, como censura e violência contra jornalistas, ainda persistem em nossa sociedade, mas agora aliadas a novos parâmetros impostos pela era digital em que vivemos.

Anexo dos Congressistas.

(Para inscrição e mais informações sobre a agenda de cursos, seminários, simpósios e palestras do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina:
eventoscbeal@memorial.sp.gov.br e (11) 3823-4780)

 

16 de agosto, sexta, 19h

Mesa-Redonda Machado de Assis: por uma poética da emulação Palestra de João Cezar de Castro Rocha (UERJ) e lançamento de livro de sua autoria com o mesmo título, pelo selo Civilização Brasileira. Seguido de debate com os escritores Luiz Rufatto e Evando Nascimento.

Local: Biblioteca.
Grátis.

14 e 15 de agosto, quarta e quinta-feira, das 9h às 13h30

Seminário Internacional “Extrateritoriali – dades, entrecruzamento de soberanias e conflitos na América Latina “

Análise de fontes de conflito na América Latina em três eixos: a perspectiva do governo dos Estados Unidos, dos mecanismos de integração regional – UNASUL e ALBA, e os espaços de soberania, paralelos ao Estado, dos movimentos sociais e comunidades indígenas. Seminário internacional promovido pelo Memorial, Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP e a Fundação Friedrich Ebert.

Local: Anexo dos Congressistas.
Grátis.
Informações adicionais: www.memorial.org.br, eventoscbeal@memorial.sp.gov.br e (11) 3823-4780.

29 de abril a 1º de julho

América Latina: História , Cultura e pensamento político no século XX

Coordenado pelo historiador Everaldo de Oliveira Andrade, o curso aborda temas originais do pensamento e da criação latino-americana, em diálogo com o contexto histórico e repercussão na contemporaneidade.

Informações: 11 3823.4764 e 3823.4659
Dez aulas, às segundas-feiras, das 19h às 22h
Taxa de inscrição: R$ 200,00 (30 horas-aula)
30 de abril, terça, 9h

A ciência etimológica no Brasil: desafios – Dr. Mário Eduardo Viaro (USP) Manuscritos da corte

  • Dr. Manoel Mourivaldo Santiago- Almeida (USP/CNPq/Fapesp) A gramaticalização de achar no Português Brasileiro: de verbo pleno a advérbio modal epistêmico
  • Dra. Vânia Cristina Casseb Galvão (UFG/CNPq) Mediação: Prof. Ms. Nailton Matos (Uninove).

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Grátis.
30 de abril, terça, 19h30

A mulher na literatura brasileira contemporânea : os papeis da escritora

As escritoras Adriana Zapparoli e Andreia Carvalho, o poeta Claudio Daniel, diretor do Centro Cultural de São Paulo, e o escritor e professor universitário Antonio Vicente Pietroforte (FFLCH-USP) debatem o tema.

Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Grátis.
Até 30 de abril

Concurso de fotografia: Projeto Saltando Muros

Até o final do mês ficam abertas as inscrições para o concurso fotográfico promovido pelo Memorial e pela Fundación Fondo Internacional de las Artes (Espanha), com apoio da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB). Podem participar fotógrafos com idade entre 18 e 35 anos. Esse projeto visa dar maior visibilidade a jovens artistas e facilitar seu trânsito no circuito profissional. O tema central do Concurso é “A fotografia como instrumento eficaz para o apoio ao desenvolvimento social sustentável”, informado pela ideia da arte como ferramenta de transformação social. Confira o edital no site www.memorial.sp.gov.br

Em maio atividades extras-curriculares (Colégio Bandeirantes)

O Memorial e o Colégio Bandeirantes oferecem os seguinte cursos e palestras : “Atividades Criativas: desenho, pintura, fotografia, xilogravura”, “Filosofia e História da Arte” e “Pintura”.

Inscrições: educativomartatraba@gmail.com
Grátis.
7 a 9 de maio

Assembleia Geral da AUF

16º Assembleia Geral da Agence Universitaire de la Francophonie, com a presença de representantes de universidades do Brasil e do Exterior (98 países). No centro das discussões, o problemachave do meio universitário: a mercantilização e a massificação do ensino superior.

Auditório Simón Bolívar
9 de maio, quinta, 19h30

Novos horizontes para as poéticas experimentais e as mídias

A poética do concretismo: Europa e Brasil / Edgar Roberto Kirchof, Mestre em Comunicação e Semiótica, Doutor em Teoria da Literatura

Agoridade na poesia em língua portuguesa – alguns casos / E. M. de Melo e Castro, poeta e teórico, pesquisa poesia experimental, poesia concreta, videopoesia,
infopoesia e fractopoesia.

Meio impresso, meio digital, tecno-arte-poesia / Jorge Luiz Antonio Pós-doutorando no Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/Unicamp.

Instalações interativas e processos cognitivos / Luiz Antônio Garcia Diniz, doutor em Letras pela Unesp.
Mediação: Sônia Melchiori G. Gatto.

Biblioteca Latino-americana
Grátis.
22 de maio, quarta, 19h30

Literatura e História no in ício do Século XX no Brasil

Literatura e história no pré-modernismo brasileiro: o caso da Academia Brasileira de Letras – Prof. Maurício Pedro da Silva (Literatura Brasileira/ Uninove).
O IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo): história e ficção na modernidade – Profª Cristina de Toledo Romano (História/ Uninove). Após os debates, haverá o lançamento do livro “O Sorriso da Sociedade. Literatura e Academicismo no Brasil da Virada do Século (1890-1920)”, de Maurício Pedro da Silva.

Biblioteca Latino-americana
Entrada franca
1, 2 e 3 de abril, 16h – 22h (segunda) e 10h – 20h (terça e quarta)

Seminário Internacional Conhecimentos Compartilhados : Tradição e Modernidade

Parceria do Memorial com Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, Núcleo de Estudos em História Oral – NEHO/USP e Universidade Unigranrio.

Local: Biblioteca Latino- Americana
Informações e inscrições: www.diversitas.fflch.usp.br/onhecimento, e-mail: diversitas@usp.br, fones: (11) 3091-2441 e (11) 3091-3584
Grátis.

Simpósio Língua Portuguesa na América: Estudos e Perspectivas
10 de abril, quarta, 19h30

A linguagem é o diferencial humano? Relações entre biologia e língua

  • Dra. Maria Célia Lima-Hernandes (USP/CNPq/Fapesp) Reforma ortográfica e nacionalismo linguístico no Brasil: uma abordagem histórico-discursiva
  • Dr. Maurício Pedro da Silva (Uninove) Mediação: Profa. Ms. Elenice Alves da Costa (Uninove).

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Grátis.

Até 15.03 – Extensão Universitária: Cátedra Unesco Memorial prorroga inscrições

“A educação superior na América Latina e os Desafios do Século 21” é o tema do curso de extensão universitária deste ano.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pessoalmente no Anexo dos Congressistas (portão 12) das 10h às 18h de segunda à sexta-feira, ou pelo catedra@memorial.sp.gov.br, até 15 de março.

Até 15.03 – A Educação Superior na América Latina e os Desafios do Século 21

Continuam abertas as inscrições para o curso acima.

Informações: catedra@memorial.sp.gov.br.

20.03 – Leitura , escrita e oralidade – caminho da cidadania

O pesquisador colombiano Juan Diego Tamayo e as professoras brasileiras Suely Passerini e Katiuscia Lopes debatem o tema, sob a coordenação de Cremilda Medina. Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina.

20 de março às 19h30, quarta-feira
Biblioteca Latino-americana.
Grátis

25.03 – AMÉRICA LATINA: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS

Jornada internacional realizada pelo Memorial e pelo COS/PUC-SP, que discutirá os temas abaixo (inscrições gratuitas; mais informações no site www.memorial.org.br).

9h30 – 12h30

“El Camino Tormentoso de las Identidades em América Central”: Albino Chacon (Universidad Nacional de Costa Rica) “Uma Identidad Cultural Andina em los EE.UU: desplazamiento y transnacionalismo”: Ulisses Zevallos (Ohio State University, EUA) “Trilce: húmeros para bailar”: Pedro Granados Aguero (Unila/ PR, Brasil) Apresentação: Jerusa Pires Ferreira. Mediação: Mila Goudet e Elen Döppenschmitt. Conclusão: Amálio Pinheiro

14h30 – 17h

“Um Bolero Mapeia o Continente: Vete de Mí”: Amalio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira (ambos da PUC-SP). Mediação: Dirceu Martins Alves. Apresentação do Audiovisual: Ricardo Pires Ferreira Filho

Biblioteca Latino-americana
Grátis.

26.03 – SEMINÁRIO internacional VOZES E AÇÕES DAS MULHERES NA POLÍTICA LATINO-AMERICANA

Temas como juventude, etnicidade, feminismo, economia, a imagem da mulher na mídia e a sua relação com o tráfico de pessoas, sustentabilidade, políticas públicas, sexualidades, entre outros temas, tudo sob as perspectivas de gênero/etnia/raça/ geracional/ diversidade serão tratados pelo seminário. Discussão realizada em parceria com o Instituto Elas por Elas e Ações das Mulheres.

26 de março
Das 9h às 18, terça
Biblioteca Latino-americana
Grátis
Inscrições no site www.memorial.org.br

16 de janeiro, quarta, 19h

Noites de Vigília

Lançamento do livro “Noites de Vigília”, do escritor angolano Boaventura Cardoso, que estará presente no Memorial. A apresentação será da professora Sueli Saraiva (USP), que também lançará “Boaventura Cardoso, Mia Couto e a experiência do tempo no romance africano”.

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
GRÁTIS.

Cursos/palestras realizadas em 2012

 

3 de dezembro, segunda

Seminário Internacional Os Portugueses no Brasil – Novos Desafios

Reflexão sobre as dificuldades e as oportunidades de inserção de portugueses no mercado de trabalho brasileiro e a contribuição que eles podem dar ao desenvolvimento e à cultura nacional. Evento integrado ao “Ano de Portugal no Brasil”.

Biblioteca do Memorial.
GRÁTIS.

6 e 7 de dezembro, das 9h às 19h

Cátedra Unesco Memorial Seminário Migrações Hoje

O fenômeno da migração, emseus diversos aspectos sociais, jurídicos, antropológicos e políticos é o tema de debate, com a participação
de estudiosos, pesquisadores e especialistas. O filme Come un uomo sulla terra, de Andrea Segre, será projetado no dia 6, às 17h30.

Instituto Norberto Bobbio
Anexo dos Congressistas.
Inscrições pelo site www.memorial. org.br.
GRÁTIS.

12 e 13 de dezembro, das 9h às 18h

Seminário Internacional Vozes e Ações das Mulheres na Política Latino-Americana

Democracia e FeminismoTemas como “mulheres na política”, “violência doméstica e seus impactos nas mulheres negras”, “direito ao próprio corpo e aborto”, “machismo”, “sexismo”, “racismo”, “a invisibilidade das mulheres migrantes”, “trabalho escravo feminino”, “gênero e novas identidades”, entre outros, serão discutidos por especialistas brasileiros e latino-americanos, como a senadora argentina Mariana Gras, a deputada guatemalteca Ana Bella de Leon, e representantes do Uruguai, Paraguai, Panamá e Nicarágua. Entre as participantes brasileiras, a ativista Clara Charf, ex-mulher de Carlos Marighela.

Organização Elas por Elas: Vozes e Ações das Mulheres.
Inscrições: www. memorial.org.br.
GRÁTIS.

13, 14 e 15 de dezembro, quinta a sábado, das 9h às 22h

Rede Internacional Games for Change II Festival Games for Change America Latina

Oficinas, mesas-redondas, “test drive” de games, palestras e feira de livros, tendo como público-alvo alunos, professores, gestores escolares, ONGs, empreendedores, artistas e técnicos voltados para o entretenimento digital. O movimento visa incentivar a criação de games compromissados com a transformação social.

Cidade do Conhecimento ECA-USP.
GRÁTIS.

De 7 a 24 de novembro

Argentinos encontram sua literatura

Artistas argentinos expõem obras inspiradas em escritores do seu país. Na abertura, dia 6, às 19h, o escritor argentino Martín Caparrós dará uma palestra para convidados.

Biblioteca Latino- americana Victor Civita.
Segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h.

7 de novembro

Lançamento de livros no Seminário Internacional “China e América Latina nos próximos 20 anos: os atores e seus papéis”

Serão lançados os volumes: “Política, Cultura e Sociedade na América Latina: estudos interdisciplinares e comparativos”, organizado por Carlos F. Dominguez Avila;
“China e América Latina: a geopolítica da multipolaridade”, organizado por Luís A. Paulino e Marcos C. Pires; e “Territorialidades, conflitos e desafios à soberania estatal na América Latina”, organizado por Luis F. Ayerbe.

Anexo dos Congressistas.

8 de novembro, quinta, 19h

Bread and Roses Exibição do filme “Pão e Rosas”, de Kean Loach, e debate sobre o cinema e os migrantes nos EUA. O evento é a quarta etapa do Seminário Cinema e Migração, em parceria com o Instituto Norberto Bobbio.

Biblioteca Latino-Americana.

12 de novembro, segunda, 18h30

Relações Hemisféricas: OEA e as novas organizações latinas e sul-americanas.

Evento internacional com a participação dos professores Tullo Vigevani (Unesp, Brasil), Eric Hershberg (CLALS-AU, EUA) e Andrés Serbin (CRIES, Argentina). Evento aberto ao público no âmbito do Workshop “Hemisfério em Transformação.

Biblioteca Latino-Americana.

24 de novembro, sábado, 16h

Ciranda de Parcerias

Fechando o ciclo de palestras Memória Musical Brasileira – O Ouro da Década de 1930, a jornalista e pesquisadora Mônica Soutelo enfoca as duplas que foram se constituindo naquela época, explicitando a influência recíproca: Lamartine Babo/Ary Barroso; Ary Barroso/Noel Rosa; Noel osa/Braguinha; Braguinha/ Lamartine Babo; Lamartine Babo/Noel Rosa.

Sala dos Espelhos.
Taxa de inscrição: R$ 10,00.

27 de novembro, terça, 19h30

Em busca do modelo de TV Pública

Terceiro encontro em 2012 do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina. Discutirá uma questão fundamental para a cidadania contemporânea: a TV Pública. O debate terá a presença da jornalista e pesquisadora Teresa Otondo, do pesquisador Pedro Ortiz e da comunicadora Liana Milanez, sob a coordenação da professora Cremilda Medina. O painel de pesquisadores formado para o evento colocará em discussão os modelos de televisão a partir de pesquisas que procuram delimitar as características da empresa privada, das emissoras estatais e das públicas.

Biblioteca Latino-Americana
Entrada Franca – sem inscrição prévia, serão fornecidos atestados de presença.

 

Curso de extensão: Análise de Risco – Atenção: Este curso foi cancelado por não ter atingido o número mínimo de inscritos.

O curso de extensão Risco Político: o que é e como medir – aplicações para a América Latina, oferecido pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina, em parceria com o Programa de Negociações Internacionais (PRONINT), do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEIUNESP), não mais se realizará por não ter atingido a cota mínima de inscritos.

CURSO CANCELADO:

Risco Político: o que é e como medir

Período: 5 a 30 de novembro (10 aulas – segundas, quartas e sextas – das 19h às 23h, somando 40 horas-aula).
Taxa única de inscrição: R$ 300,00.
Inscrições no CBEAL (portão 12).
Certificado de presença.
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br ou telefone 3823.4780.
Horário e local das inscrições: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas/ Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo).
Informações:
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780

27 de outubro, sábado, 16h

Ary Barroso – Vida e Obra

Quinto encontro do Ciclo de Palestras Memória Musical Brasileira – O Ouro da Década de 30, ministrado pela jornalista e pesquisadora Mônica Soutelo.

Inscrição: R$ 10,00.
Sala dos Espelhos.

30 de outubro, terça,19h30

Vozes Narrativas na Literatura Brasileira Contemporânea: encontro com Marcelino Freire

Mediação: Manuel da Costa Pinto. Coordenação acadêmica: Profs. Maurício Silva, Rita Couto e Murilo Jardelino.

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Entrada franca.

De 5 a 30 de novembro

Cursos, seminários, palestras Risco Político: o que é e como medir – aplicações para a América Latina

Curso de extensão oferecido pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina, com 40 horas aula.

Taxa única de inscrição: R$ 300,00.
Inscrições no CBEAL (portão 12).
Certificado de presença.
Informações: cursos@memorial. sp.gov.br ou telefone 3823.4780.

18 de outubro, quinta, 19h

Seminário Cinema e Migração

Exibição do filme La haine, de Mathieu Kassovitz, seguido de debate sobre o olhar do cinema francês em torno do tema migração. Parceria com o Instituto Norberto Bobbio.

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Entrada franca.

24 de outubro, quarta, 19h30

O livro digital e os programas de incentivo a leitura

Debate com a participação dos palestrantes Mempo Giardinelli (escritor argentino) e José Castilho Marques Neto (Diretor Presidente da Editora da UNESP). Parceria com o Instituto Cervantes e Librería Española e Hispanoamericana.

Biblioteca Latinoamericana
Victor Civita. Entrada franca.

26 de outubro, sexta, 19h30

A Literatura Argentina no Cinema

Mesa-redonda com a participação dos palestrantes Mempo Giardinelli (escritor argentino) e Mario Alves Coutinho (ensaísta, tradutor e crítico de cinema e literatura). Parceria com o Instituto Cervantes e Librería Española e Hispanoamericana.

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Entrada franca.

11 de setembro, terça-feira,19h

Palestra “A Biblioteca Pública de Biberach”

Palestra de Frank Raumel, diretor da Biblioteca Pública de Biberach, Alemanha. Parceria com o Goethe-Institut São Paulo.

Entrada franca.

13 de setembro, quinta-feira,19h

Seminário Cinema e Migração – 1ª Etapa

Parceria com o Instituto Norberto Bobbio. Biblioteca Latino-Americana.

Entrada franca.

 

14 de setembro, sexta-feira,19h30

Mesa-Redonda “A Guerra do Paraguai, o Mercosul e a atual crise paraguaia: novas visões e debates”

Palestrantes: Francisco Doratioto (UnB) e Moacir Assunção.

Biblioteca Latino-Americana.
Entrada franca.

19 a 21 de setembro, quarta a sexta-feira, 8h às 18h

VII Encontro Internacional sobre: “Migração e Tráfico de Pessoas na América Latina”

Parceria com o Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos – ILADH, com apoio do Movimento Contra o Tráfico de Pessoas – MCTP.

Biblioteca Latino-Americana.
Inscrições pelo site www.memorial.org.br

25 de setembro, terça, 9h

O discurso da poesia concreta: uma abordagem semiótica

Palestra do professor da USP Antonio Vicente Seraphim Pietroforte Mediação: Prof. Joel Rosa de Almeida. Sala dos Espelhos.

Entrada franca.

27 de setembro, quinta-feira, 9h às 18h

Workshop de Diplomacia Comercial do Etanol

Palestrantes: Luis Ayerbe, Saulo Nogueira, Marcos Jank e Luiz Amaral. Parceria com a Unesp Araraquara. Anexo dos Congressistas.

Entrada franca.

29 de setembro, sábado,16h

Ciclo de Palestras “Memória Musical Brasileira – O Ouro da Década de 30” – 4º Encontro: a vida e a obra de Mário Reis

Palestrante: jornalista e pesquisadora Mônica Soutelo. Em 27 de outubro, será a vez de Ary Barroso.

Inscrição: R$ 10,00 por palestra no CBEAL (portão 13, Anexo dos Congressistas).
Sala dos Espelhos.

Palestra Vertentes do cinema cubano

Ministrado pelas pesquisadoras Elen Döppenschmitt e Maria Alzuguir Gutierrez, este curso abordará o cinema cubano de uma maneira aberta, sendo sua história concebida não sob uma ordem cronológica ou em torno de seus autores canônicos, mas a partir de certas linhas de força que a perpassam, e que podem ser vislumbradas tanto em filmes mais antigos como em contemporâneos. Palestrantes convidados: professora Mariana Villaça (UNIFESP) e Nicolau Bruno (doutorando na ECA/USP).

Período: de 11 de agosto a 6 de outubro de 2012 (8 aulas, aos sábados).
Horário: das 9h às 13h (32 horas-aula).

Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL
Saiba mais aqui

Palestra Arte e Sociedade na América Latina

Coordenado pelas professoras Elza Ajzenberg e Alecsandra Matias de Oliveira, ambas da ECA-USP, o curso propõe um percurso pela estética e história da arte na América Latina, relacionando as civilizações pré-colombianas à formação do homem contemporâneo. Destaca as problemáticas da arte barroca, da arte moderna, das vanguardas e o debate pósmoderno, proporcionando reflexões sobre contextos históricos e sociais relacionados à produção artística.

Período: de 18 de agosto a 27 de outubro de 2012 (8 aulas, aos sábados).
Horário: das 9h às 13h (32 horas-aula)
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL

Saiba mais aqui.

Palestra América Latina: revendo a arte, a política e os movimentos sociais

Ministrado pelo professor Waldenyr Caldas (ECA-USP), o curso propõe analisar a presença do continente latino-americano no contexto internacional. Serão discutidos temas como a ascensão do Brasil na nova ordem mundial, as dificuldades que a Argentina vem enfrentando nos planos interno e externo, o destino de Cuba depois de Fidel Castro, a insistente tensão política na Venezuela, a trajetória da democracia chilena, entre outros.

Período: de 21 de agosto a 27 de novembro de 2012 (14 aulas, às terças-feiras).
Horário: das 19h às 22h (42 horas-aula).
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL

Saiba mais aqui.

17 de agosto, sexta, 19h

Poética dos Saberes: razão e sensibilidade na trilha do conhecimento

Palestra da profª Cremilda Medina e lançamento do livro “Poética dos Saberes – Complexidade, Compreensão e Cultura”. Local: Espaço do Professor da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2012. Visite a estande do Memorial na Bienal, onde também serão lançados os livros “Fronteiras latino-americanas – geopolítica do século XXI”; “Símbolos itinerantes, estampas mestiças – o caminho da chita da India para a América” (ambos organizados por Cremilda Medina); “China e América Latina – a geopolítica da multipolaridade”, org.: Luis Antonio Paulino e Marcos Cordeiro Pires; e “Territorialidades, conflitos e desafios à soberania estatal na América Latina”,org.: Luis Fernando Ayerbe.

Bienal do Livro, 9 a 19 de agosto, 10h às 22h
Pavilhão de Exposições do Anhembi.

21 de agosto, terça-feira,19h30

Meio ambiente: ciência e políticas públicas nacionais

O físico José Goldemberg, o pesquisador Ricardo Baitelo e o ativista ambiental Fabio Feldmann, sob a coordenação da profª Cremilda Medina, analisam o desempenho da ciência e das políticas públicas brasileiras em relação aos temas ambientais tratados na recente Conferência Rio + 20. Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina 2012 – 2º Encontro.

Entrada franca (com atestado de presença).
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.

25 de agosto, sábado, 16h

Memória Musical Brasileira – O Ouro da Década de 30 – Braguinha

A jornalista e pesquisadora Mônica Soutelo profere palestra ilustrada com músicas e imagens sobre vida e a obra de Braguinha, o João de Barro. Em setembro (dia
29) será a vez de Mário Reis e em outubro (27), Ary Barroso.

Inscrição: R$ 10,00 por palestra no CBEAL (portão 13, Anexo dos Congressistas).
Local: Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br/Tel.: (11) 3823-4780

Saiba mais aqui.

29 de agosto, quarta-feira, 19h30

Mesa-Redonda Ciência Política Global e Educação para o Não Matar

Sob a coordenação de Helena Singer e Murilo Jardelino, serão tratados os seguintes temas:

  • Aspectos comunicativos do Não Matar e Linguística da Paz: Prof. Dr. Francisco Cardoso Gomes de Matos (UFPE / Associação Brasil América-ABA, Recife);
  • Política Editorial e Direitos Humanos: Profa. Dra. Maria José de Matos Luna (Diretora da Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE);
  • Experiência do Não Matar e Educação Etnomatemática: Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio (UNICAMP/UNIBAN)

Entrada franca (com atestados de presença).

30 de junho, sábado, 10h (Palestra adiado por motivo de saúde)

* Falo por minha diferença

Palestra performática e diálogo com o escritor chileno Pedro Lemebel, autor de obras como Los incontables (1986), La esquina es mi corazón (1995), Tengo miedo torero (2001) e Serenata cafiola (2008). Sua obra – performance, videotexto, crônica, conto, romance – pode ser pensada como um esforço para enfrentar a violência por meio da neutralização de seus pressupostos nos campos artístico e literário. Coordenação: Profs. Drs. Ana Cecília Olmos e Pablo Gasparini, do Departamento de Línguas Modernas da FFLCH/USP.

 

30 de junho, sábado, 16h

* “Memória Musical Brasileira – O Ouro da Década de 30” – 2ª Audição: Lamartine Babo

A jornalista e pesquisadora Mônica Soutelo profere palestra ilustrada com músicas e imagens que abordará a vida e a obra de Lamartine Babo. No segundo semestre, falará sobre Braguinha (25 de agosto), Mário Reis (29 de setembro) e Ary Barroso (27 de outubro).

Inscrição: R$ 10,00 por palestra no CBEAL (portão 13, Anexo dos Congressistas).
Local: Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br / Tel.: (11) 3823-4780

 

25 a 28 de junho, segunda a quinta-feira, 9h às 18h

* Seminário Internacional “Enhancing Water Management Capacity in a Changing World”.

Pesquisadores internacionais debatem questões relativas à administração dos recursos hídricos em dimensão mundial e as iniciativas de cooperação internacional nesta área. O seminário integra as atividades da Cátedra Unesco Memorial da América Latina 2012 e é realizado em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Este ano a Cátedra Unesco Memorial aborda o tema “Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina” e o catedrático é o professor José Galizia Tundisi.

Informações: cursos@memorial.sp.gov.br / Tel.: (11) 3823-4780.
Local: Biblioteca Latino-Americana

Saiba mais aqui.

 

* Curso de extensão – 1º semestre de 2012
– Literatura na América Latina: debates contemporâneos
Mario Bellatin, Sergio Chejfec, Fernando Vallejo, Juan Villoro, Roberto Bolaño, Tamara Kamenszain, Pedro Lemebel, Copi, Diamela Eltit, dentre outros. A partir do comentário crítico desses autores e de obras dos anos 1970 até o presente, o curso procurou aproximar-se de temas, estilos e estratégias discursivas que confluem no campo literário atual da América Latina. Ministrado por professores da USP, de outras universidades brasileiras e do exterior, teve a participação dos escritores Carlos Liscano (Uruguai) e Pedro Lemebel (Chile). Coordenação acadêmica: Ana Cecilia Olmos, Pablo Gasparini e Rafael Gutiérrez Giraldo.

Período: A partir de 31 de março de 2012. Doze aulas (carga horária: 36 horas-aula).
Horário: das 9 às 12 horas.

Saiba mais aqui.

– Curso De Extensão Cidade, Civilidade E Patrimônio

O curso visou proporcionar um cenário de discussões sobre a questão urbana, com registros, especialmente, no âmbito urbanístico, arquitetônico e sociocultural. Ele abordou pontos significativos de caráter cultural-histórico, que fizeram parte do debate teórico sobre a formação dos primeiros núcleos urbanos, nas Américas portuguesa e espanhola. Ao colocar em pauta temas como civilidade e patrimônio cultural, procurou  fornecer bases para melhor compreensão de nossa realidade atual, no âmbito do tema cidade, no que diz respeito à valorização do indivíduo, da memória e do ambiente.

Saiba mais aqui.

Coordenação acadêmica: Merilyn Escobar e Yara Felicidade Reis.
Datas: de 16 de abril a 25 de junho de 2012 (segundas-feiras)
Total de aulas: 10 (carga horária: 30 horas-aula)
Horário: das 19h às 22h
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL
Informações:
E-mail:
cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780

Palestra sobre Fernando Pessoa- 20 de março, terça, 19h30

“Um olhar contemporâneo sobre a obra de Fernando Pessoa”. Palestra de E. M. de Melo e Castro, poeta, crítico e ensaísta, que desenvolve importante trabalho com poesia visual no Brasil e em Portugal. Apresentação do poeta e professor Edner Morelli.
Biblioteca Latino-americana Victor Civita.

Entrada franca.

11 de abril, quarta, 19h

Negociações Econômicas Internacionais: abordagens, atores e perspectivas desde o Brasil

Debate coordenado pelo professor Luis Fernando Ayerbe. Na ocasião, foi lançado um livro homônimo, pela Editora Unesp, organizado pelo mesmo professor e por Neusa Bojikian, baseado em curso de extensão realizado no Memorial em fevereiro de 2011. O debate, o livro e o curso são frutos da parceria entre o Memorial, o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais, da Unesp, e o Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais, projeto acadêmico que reúne Unesp, Unicamp e PUC-SP.

Anexo dos Congressistas.
Entrada franca.

12 de maio, sábado, 10h

A Literatura pertence à Língua?

Diálogo com o escritor uruguaio Carlos Liscano, diretor da Biblioteca Nacional do Uruguai e autor de “La mansión del tirano” (1992), “El informante” (1997), “El furgón de los locos” (2001), e “El escritor y el outro” (2007). Nascido no Uruguai em 1949, Liscano foi prisioneiro político da ditadura uruguaia, dos 22 aos 35 anos. No cárcere começou a escrever. Libertado em 1985, mudou-se para a Suécia, onde publicou seus primeiros livros. Desde então, incursionou nos gêneros da narrativa, teatro e poesia. Em 1996, regressou ao Uruguai. Integrou o Governo de Tabaré Vázquez, como subsecretário do Ministério da Cultura. Coordenação: profs. Ana Cecília Olmos e Pablo Gasparini (FFLCH/USP).

Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Entrada franca.

15 de maio, terça, 19h30

Amazônia e amazônidas: protagonismo latino-americano

Os profºs. Oswaldo Coimbra e Enrique Amayo Zevallos, e o jornalista Lucas Battaglin, sob a coordenação da profª Cremilda Medina, discutiram a Amazônia e o habitante local, sob a perspectiva da dimensão econômico-social da Amazônia latino-americana e as raízes histórico-culturais dos amazônidas. O evento foi o 1º encontro do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina em 2012.

Biblioteca Latino-Americana.
Atestado de presença.
Entrada franca.

26 de maio, sábado, 16h

Ciclo de palestras Memória musical brasileira – O Ouro da Década de 30 – 1ª Audição: Noel Rosa

Palestra da jornalista Mônica Soutelo, ilustrada com música e imagens. A vida e a obra de Noel Rosa, no 75º aniversário da sua morte, ele que é um dos fundadores da música popular brasileira. Sempre no último sábado do mês, e com duração de 90 minutos, o ciclo continua com palestras sobre os compositres Lamartine Babo (30 de junho), João de Barro, o Braguinha (25 de agosto), Mário Reis (29 de setembro) e Ary Barroso (27 de outubro).

E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780

Eventos realizados em 2011

A Cátedra Unesco Memorial da América Latina oferece os cursos de extensão abaixo relacionados. A taxa de inscrição é de R$ 250,00, cada curso, a ser paga no CBEAL (Anexo dos Congressistas).

Inscrições: de segunda a sexta, das 10 às 18h, no Anexo dos Congressistas/CBEAL. Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária. Caso não se atinga o número mínimo de inscrições necessário para a sua realização, o curso poderá ser cancelado. Nesse caso, a taxa de inscrição será devolvida integralmente.

Mais informações
E-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780

Literatura e História no Cinema Latino-Americano

Coordenação das pesquisadoras Maria Gutierrez (USP) e Elen Doppenschmitt (PUC-SP). Participação de palestrantes convidados.

Período: 13 de agosto a 3 de dezembro.
Horário: 9h às 12h30, aos sábados, (16 aulas, 56 horas-aula).

3 de dezembro, sábado, 9h

Dois pesquisadores da Universidade Federal Fluminense apresentam os resultados de suas pesquisas. Coordenação acadêmica: Maria Gutierrez e Elen Doppenschmitt. Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade Popular. Entrada franca (serão fornecidos atestados de presença). Informações: 11 3823.4780 ou eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

Políticas e poéticas da adaptação literária no cinema latino-americano: um panorama histórico e estético

  • Palestra do professor Maurício de Bragança, do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. O período das vanguardas históricas (décadas de 1920 e 1930), a experiência industrial do cinema mexicano nos anos 1940 e a partir da emergência dos cinemas novos latino-americanos nos anos 1960. Essas relações entre cinema e literatura serão abordadas como um diálogo problemático marcado pelos paradoxos da modernidade na América Latina.

Diretoras do Nuevo Cine Latinoamericano

  • Palestra da professora Marina Cavalcanti Tedesco, do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. A trajetória de mulheres cineastas no Nuevo Cine Latinoamericano, a partir da peruana Nora de Izcue e da venezuelana Josefina Jordán. O estudo de tais cineastas, a despeito de particularidade de cada uma delas, é capaz de levantar questões mais gerais para se pensar a realização cinematográfica feminina em certo momento na América Latina.

Até 5 de novembro – Entornos Mágicos

Mostra fotográfica dos argentinos Enrique Torres Quinteros e María Inés Martínez. Imagens do noroeste argentino e da Bahia – o ambiente, sua gente e seus animais, capturados em momentos de cotidiano, simples mas intensos – aproximam regiões latinoamericanas longínquas entre si.

Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados, até as 15h.
Entrada franca.

3 e 4 de novembro, quinta e sexta, 9h às 18h – América Latina e China frente a uma ordem global multipolar

O encontro visa pensar caminhos de investigações que possam subsidiar a ação de autoridades públicas, acadêmicas e empresarias na definição de uma estratégia do tipo “ganha-ganha” com a China.

Anexo dos Congressistas.

8 a 11 de novembro, terça a sexta, 9h às 21h – III Simpósio de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP), com o apoio do Memorial, esse evento tem como objetivo fundamental a consolidação de um espaço acadêmico para a divulgação de pesquisas em andamento de pós-graduandos da área de Relações Internacionais.

Anexo dos Congressistas / Sala dos Espelhos.
http://www.unesp.br/santiagodantasspEmailcontato.simposiostd@gmail.com
Tel.: (11) 3101-0027

21 de novembro, segunda, 19h30 – Ciclo de Palestras “Primeiro Encontro com Pesquisadores da Literatura Latino-Americana Contemporânea” – 5ª Etapa

Palestrante convidado: Pablo Gasparini. Tema do debate: “No entremeio das línguas: a poesia neobarroca de Néstor Perlongher”. Na palestra, Gasparini discorrerá sobre a emergência da língua portuguesa na escrita poética de Néstor Perlongher (significativa desde a radicação deste poeta e antropólogo argentino na cidade de São Paulo) e atentará para os vínculos entre essa escolha linguística e o ideário de flutuação identitária que envolve sua poética “neobarroca”.

Biblioteca Latino-Americana. Entrada franca (com atestados de presença).
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br / 3823-4780

28 de novembro, segunda, 19h30 Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina 2011 – 4º Encontro: Arte X Ciência: Conexões

Debate com os profs. Renato Seixas, Dimas Kusch e Patrícia Patrício. A discussão tratará das conexões entre racionalidade, emoção e arte pela perspectiva dos estudos culturais, abordando questões de epistemologia e os cruzamentos da metodologia da pesquisa científica com o campo da Arte.

Sala dos Espelhos.
Entrada franca (com atestado de presença).
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br / 3823-4780


Estética e Política do Cinema na América Latina

Aulas dos pesquisadores da USP Ismail Xavier, Rubens Machado,Yanel Aguilera e Daniela Gillone, com a participação de paslestrantes convidados.

Período: 18 de agosto a 27 de outubro.
Horário: 19h às 22h, às quinta- feiras.
Coordenação: Daniela Gilloni.

Arte e Sociedade na América Latina

Um percurso pela estética e história da arte na América Latina, das civilizações pré-colombianas à formação do homem contemporâneo. Com a participação dos pesquisadores: Elza Ajzenberg (coordenadora/USP), Percival Tirapeli (Unesp), Sylvia Werneck (USP), Alecsandra Matias de Oliveira (coordenadora/ USP), Ana Cristina Carvalho (acervo do Palácio) e Paulo Roberto Amaral (USP).

Período: 20 de agosto a 8 de outubro de 2011
Horário: das 9h às 13h, sempre aos sábados (32 horas-aula).

8 de setembro, quinta, 8h às 17h30

Colóquio Internacional “E-books e o futuro das bibliotecas: evolução ou revolução ?”

Os e-books estão se transformando em produto de massa, modificando de forma definitiva o modelo tradicional das bibliotecas e dos negócios editoriais. O colóquio visa discutir a mudança na leitura, do papel impresso à plataforma digital e interativa. Promoção: Goethe-Instituto, Maison de France e Instituto Cervantes.

Auditório Simón Bolívar.
Tradução simultânea.
Inscrição gratuita: e-mail: biblioteca@ saopaulo.goethe.org ou (11) 3296-7051.


13 de setembro, terça, 19h30

A Resignação dos Humildes: Estética e Combate na Ficção de Lima Barreto

Palestra seguida de lançamento de livro. Maurício Pedro da Silva apresenta o resultado do contato diário com a obra de Lima Barreto, reverberando dois conceitos que perfazem sua produção literária: a arte e a política. 2ª etapa do Primeiro Encontro com Pesquisadores da Literatura Latino-Americana Contemporânea. Sala dos Espelhos.

Entrada Franca (com atestado de presença).
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br /(11) 3823-4780.

14 de setembro, quarta,

O cinema brasileiro contemporâneo

Debate com a participação dos cineastas Philippe Barcinski e Beto Brant. O bate-papo faz parte das atividades do curso Estética e Política do Cinema na América Latina . Anexo dos Congressistas, 19h. Aberto ao público. Entrada franca (com atestado de presença).

17 de setembro, sábado, 14h e 16h

Exibição de filmes do chileno Sebastián Lelio

14h – La Sagrada Familia (2005)
16h – Navidad (2009)
Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade.
Entrada franca.

19, 21, 23 e 24 de setembro, 16h30 às 19h

Curso Análise de conjuntura da Política Haitiana

Esse curso tem como objetivo apresentar, sob a perspectiva de tomadores de decisão do Haiti e analistas brasileiros, uma análise de conjuntura sobre a política haitiana, com base em informações sobre as estratégias e as políticas interna e externa utilizadas para a reconstrução do país, oriundas dos atores estatais, do empresariado e da sociedade civil. Serão oferecidas aulas expositivas sobre questões práticas e teóricas, exercitando a construção de cenários que possam ser utilizados por profissionais que necessitam desses conhecimentos para aprimoramento profissional/institucional.

Inscrições e informações: http://jornal.ceiri.com.br/inscricao/, no valor de R$ 200,00 (taxa única).
E-mail para contato: cursos@ceiri.com.br
Telefone para contato: (11) 3048-4065
Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária.


24 de setembro, sábado, 9h

Cinema Chileno Contemporâneo

Palestra da Profa. Marcela Parada, da Escuela de Diseño de la Pontificia Universidad Catolica de Chile, sobre o tema: “Estética del Nuevo Cine Chileno – Generación 2000”. Será analisada a cinematografia de Sebastián Lelio, dentre outros cineastas. Esta atividade é parte integrante das atividades do curso “Literatura e História no Cinema latino-americano”.

Espaço Vídeo do Pavilhão da Criatividade Popular.
Aberto ao público. Entrada Franca. Serão fornecidos atestados de presença.
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br /(11) 3823-4780


29 de setembro, quinta, 9h às 19h

Seminário Internacional “Extraterritorialidades, entrecruzamento de soberanias e fontes de conflito na América Latina”

Territorialidade, soberania e conflito. Perspectivas teóricas e abordagens regionais. Parceria Memorial, Unesp e Fundação Friedrich Ebert.

Anexo dos Congressistas.
Inscrições: ieei@reitoria.unesp.br.
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br /
Tel.: (11) 3823-4780


27, 28 e 29 de setembro, terça a quinta, 9h às 21h

Estudos Japoneses na América Latina – Diálogos, Perspectivas e Projetos Conjuntos

Pesquisadores da América Latina e do Japão debatem as áreas de língua/tradução, língua/ensino, religião, imigração, tecnologia de informação e política/relações internacionais. Promoção: Memorial, Associação Brasileira de Estudos Japoneses, FFLCH/USP e Faculdades Integradas Rio Branco.

Anexo dos Congressistas e Biblioteca do Memorial.http://www.estudosjaponeses.com.br/noticias.html.
Inscrições: http://sce.fflch.usp.br/node/474

17 de agosto – 19h30 (quarta-feira) A Fotografia Quebrando Tabus

Palestra de Luiz Giope, fotógrafo, publicitário e pós-graduado em Comunicação Jornalística, abordando temas como consumo, bemestar, educação, racismo, sexualidade, ética, publicidade e moda. Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. Entrada franca.


23 de agosto, terça, 9h30 A experimentação do grotesco em Clarice Lispector

Palestra e lançamento de livro de Joel Rosa de Almeida sobre uma fase polêmica da produção de Clarice Lispector, na qual a experimentação radical atinge o âmbito do grotesco. Ciclo Encontro com Pesquisadores da Literatura Latino-Americana Contemporânea 1º. Sala dos Espelhos. Entrada franca.


24 de agosto – 19h30 (quarta) Bolívia: revolução e democracia – A comuna de La Paz de 1971

Debate e lançamento de livro homônimo do historiador Everaldo de Oliveira Andrade, pela Alameda Casa Editorial. Além dele, participam da mesa Maria Helena Rolim Capelato (FFLCH – USP), Antonio Rago Filho (PUC – SP) e Carlos Alberto Sampaio Barbosa (UNESP – Assis). Biblioteca Latino-Americana Victor Civita. Entrada franca.

 

1º semestre de 2011

21 de junho
3. Fronteiras geopolíticas, fronteiras míticas

21 de junho

Após o seminário de maio passado, que abordou o tema “A tríplice fronteira latinoamericana e as implicações dos Estados Unidos após o 11 de setembro de 2001”, o Foro Permanente de Reflexão do Memorial promoverá um debate mais abrangente das fronteiras nacionais latino-americanas, no qual serão expostos os principais conflitos geopolíticos da região, bem como as visões míticas que atravessam os territórios. Participam Laura González C., antropóloga social equatoriana (PUC de Quito) e mestranda no Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP); Alberto Montoya, colombiano, mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas e professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo – ESPM; Marcos Alan Ferreira, doutor em Ciência Política pela Unicamp, mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas e professor da ESPM; Edson Capoano, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP e professor da Universidade Mackenzie. Coordenação: Cremilda Medina (USP), Coordenadora Acadêmica do Foro Permanente.

Data: 21 de junho (segunda-feira), 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada franca. Informações: http://memorial.org.breventoscbeal@memorial. sp.gov.br, 3823-4780

 

17 de junho
Poetas da América de Canto Castelhano

Lançamento de antologia de poetas da América Latina pela Global Editora. Seleção de poetas (120) e poemas (400), tradução e notas do poeta Thiago de Mello, que estará presente no evento. Entre os autores, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Cesar Vallejo, Rubén Darío, Gabriela Mistral, Nicolás Guillén, José Asunción Silva, Jaime Sabines, Ernesto Cardenal e Mario Benedetti.

Data: 17 de junho (sexta-feira), 19h.
Local: Foyer do Auditório Simón Bolívar, antes do show do Conexão Latina.
11 de junho
Oficina de Literatura “Cordel para ler o mundo”

Objetiva incentivar o aprendizado da escrita e o hábito da leitura, utilizando como instrumento pedagógico a Literatura de Cordel, na forma de um espetáculo infantil
interativo, cujo roteiro foca a estória de um sertanejo que não sabia ler. Por meio do teatro, de brincadeiras, da dança e da literatura de cordel, visa despertar a importância da leitura e das tradições culturais. Duração: 2 horas. Faixa etária: 6 a 14 anos. Coordenação: Carlos Galdino, poeta, comunicador, músico, produtor e agitador cultural.

Data: 11 de junho (sábado)
Horário e local: das 10h às 12h, na Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Inscrições gratuitas.Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou 3823-4780.
8 de junho
O governo de Obama e América Latina e Caribe: é diferente sua aproximação à região?

Debate promovido pelo Grupo de Conjuntura Econômica e Internacional do IEEI (Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da Unesp). Debatedor convidado: Carlos Antonio Romero, do Instituto de Estudios Políticos da Universidad Central de Venezuela (UCV).

Data: 8 de junho, quarta-feira, das 12h às 14h
Local: Auditório do Anexo dos Congressistas do Memorial da América Latina
Entrada franca (os presentes terão direito a um Atestado de Presença)
Informações: http://memorial.org.brcursos@memorial.sp.gov.br, 3823-4780
16 de maio de 2011
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina: Política de segurança dos EUA após o 11 de setembro e a Tríplice Fronteira na América Latina

O professor Marcos Alan Ferreira ministrará palestra sobre o tema, apresentando a política externa dos EUA para a região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, a opinião dos analistas internacionais e a resposta do governo brasileiro. Debatedor: Luis Fernando Ayerbe, professor titular de História Geral da Unesp. Coordenadora da mesa: Cremilda Medina, professora titular da Universidade de São Paulo.

16 de maio de 2011 (segunda-feira), 19h30
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
Entrada franca.
Informações: http://memorial.org.br , eventoscbeal@memorial.sp.gov.br ou (11) 3823-4780.

3 de maio de 2011
Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina Imagens errantes: resistência e cultura de moda

Palestra da jornalista e professora Maria Carolina Garcia sobre a trajetória da chita (tecido de algodão ornamentado com padrões florais), que ao longo da história estabelece vínculos comunicacionais entre distintas culturas. Debatedor: Amálio Pinheiro – Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Coordenador da mesa: Norval Baitello Junior – Doutor em Ciências da Comunicação e em Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim.

3 de maio de 2011 (terça-feira), 19h30.
Anexo dos Congressistas.
Entrada Franca.
Mais informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
ou 11 3823-4780

9 de abril
Oficina de Literatura de Cordel “O Candieiro Incendiário”

A literatura de cordel é uma importante manifestação cultural do Nordeste, veículo de aprendizado e de incentivo à leitura. A oficina visa apresentar elementos do cordel, bem como declamação e números musicais de ritmos populares, como ciranda, aboio, xote e baião. Local: Sala dos Espelhos. Inscrições para os cursos e a oficina: segunda à sexta, das 10 às 18 horas, no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), do Memorial, localizado no Anexo dos Congressistas (portão 12). Vagas limitadas (obs: caso não haja número suficiente de inscritos, o dinheiro será devolvido).

9 de abril, sábado, 10h – 12h
Informações: cursos@memorial.sp.gov.br e eventoscbeal@memorial.sp.gov.br .
Telefone: (11) 3823-4780.

4º Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea Entre a diversidade e a identidade: O Romance

Os aspectos sociais, linguísticos e estéticos da produção literária recente e seu relacionamento com a mídia e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Coordenação acadêmica: professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.


1ª Etapa – 3 de maio, terça, às 9h

Escritor convidado: Alexandre Staut, autor do romance “Jazz Band na Sala da Gente”.
Mediador: Nailton Matos.

Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.


2ª Etapa – 23 de maio, segunda, às 19h30

Escritora convidada: Beatriz Bracher, autora do livro de contos “Meu Amor”, entre outros.
Mediação: Maurício Pedro da Silva

Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Entrada franca.
Informações: http://memorial.org.br
Fone (11) 3823-4780
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

19 de março a 2 de julho de 2011
Curso Música Popular e Política na América Latina

Curso de 14 aulas ministrado pelo professor da ECA-USP, Waldenyr Caldas, nas manhãs de sábado. Ele analisa a conexão entre a música popular latinoamericana e a conflituosa realidade política da região, especialmente na segunda metade do século XX. Taxa única de inscrição: R$ 250,00 (taxa única). O programa e informações adicionais estão no site http://memorial.org.br ou pelo e-mail : cursos@memorial.sp.gov.br e telefone (11) 3823-4780.

Programa do Curso

1. A música popular brasileira e o Estado Novo
2. A canção popular no governo de JK
3. As origens da bossa nova e sua politização
4. Jânio e Jango: prelúdio dos grandes festivais
5. O definhamento da democracia e a canção de protesto
6. A volta da caserna à política e a resistência da M.P.B.
7. O exército avança e a canção emudece
8. A crise da democracia na América Latina
9. A resistência ao autoritarismo pela canção popular
10. Os casos de Argentina e Chile (I)
11. Os casos de Argentina e Chile (II)
12. A abertura política e a nova canção popular
13. Ressurge a democracia de “cara pintada”
14. A canção latino-americana deste início de século.

Docente

As aulas serão ministradas por Waldenyr Caldas, professor da ECA – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP, onde leciona as disciplinas Realidade Sociopolítica Brasileira e Teoria da Comunicação. É autor dos livros “A cultura político-musical brasileira” (2005) e “A Cultura da Juventude: de 1950 a 1970” (2008), entre outros, além de ensaios sociológicos sobre a cultura brasileira.

Saiba mais sobre o curso Música e Política na América Latina 

4 de abril a 18 de julho
História da Arte da América Latina – Módulo 1: Mesoamérica

A região onde surgiram as civilizações Olmeca, Asteca, Maia, Tolteca e outras é a chamada Mesoamérica. O curso apresentará noções arqueológicas, etnológicas e antropológicas desses povos para possibilitar o conhecimento de sua arte. Ele será ministrado pelo jornalista, ensaísta e crítico de arte Alberto Beuttenmüller que, entre outras ocupações, foi curador da 14ª Bienal de São Paulo e da 1ª Bienal Latino-americana).O módulo 2 desse curso, no 2º semestre, abordará a arte da América Latina no séc. XX. São 16 aulas, com carga horária de 48 horas-aula, às segundas-feiras, das 19 às 22 horas.

Docente: Alberto Beuttenmüller (Jornalista, ensaísta e crítico de arte; é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA/UNESCO, da Associação Brasileira de Críticos de Arte e da União Brasileira de Escritores). 16 aulas, às segundas-feiras das 19 às 22 horas. Taxa de inscrição: R$ 250,00 (única).

4 de abril a 18 de julho
Taxa única de inscrição: R$ 250,00.
Inscrições abertas.
Mais informações no site http://memorial.org.br
ou pelo e-mail: cursos@memorial.sp.gov.br e telefone (11) 3823-4780.

 Cursos/palestras concluídos em 2010

 

Lançamento dos livros “Liberdade de Expressão, direito à informação nas sociedades latino-americanas” , organizado por Cremilda Medina, e “ Memorial 21 anos” , de Shozo Motoyama e Rafael Yamin

Palestra: “Liberdade de Expressão, direito à informação: trajetória brasileira de 5 décadas” (palestrantes: Adísia Sá e Cremilda Medina)

28 de outubro – 19h30 às 21h30 (quinta), Livraria Cultura – Shopping Bourbon Pompéia
Local: Livraria Cultura do Bourbon Shopping São Paulo (Rua Turiaçú, 2.100 – São Paulo, SP – Tel.: 3868-5100)
Entrada Franca

INFORMAÇÕES: http://memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 / Fax: (11) 3823-4798

“El Camino de Santiago”

Palestra de Jorge Cáceres, do Instituto Cervantes. Desde o descobrimento dos restos do Apóstolo Santiago no norte da Espanha, no século IX, o Caminho de Santiago se transformou na mais importante rota de peregrinação da Europa medieval. A quantidade de peregrinos que, movidos pela fé, se dirigiam para a cidade de Compostela desde todos os lugares do continente deixou suas marcas e motivou um desenvolvimento artístico, cultural e econômico. Seus monumentos, seus vilarejos e sua gente, seu trajeto e sua gastronomia fazem do caminho uma experiência singular que muitos já provaram e outros mais ainda pretendem sentir.

6 de novembro, sábado, 9h às 11h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada franca/Portão 6.
Informações: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

Ciclo de Palestras “Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea” – Literatura e Crítica – 4ª etapa

Palestrantes: Gustavo Bernardo e Annita Costa Malufe. Mediadora: Ana Haddad. Ciclo de palestras que analisa aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Os palestrantes são críticos e autores, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro. Coordenação acadêmica: Professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.

17 de novembro, quarta, 19h30 às 22h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, portão 6
Entrada franca.
Informações: eventoscbeal@memorial. sp.gov.br

Palestra “Arquivamento do passado para o futuro: modernos métodos de preservação de acervos de bibliotecas – O Centro de Digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera”

Palestrante: Margarete Wittke, historiadora especialista em história da antiguidade, arquivista e responsável pelo workflow de todo o processo de digitalização da Biblioteca Estadual da Baviera.

2 de outubro – 10h00 às 12h00 (sábado)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Inscrições gratuitas: biblioteca@saopaulo.goethe.org ou pelos telefones: (11) 3296-7001/3296-7051

Debate “Cinema Brasileiro Contemporâneo”

O debate Cinema Brasileiro Contemporâneo trará uma exposição do cenário político cinematográfico e uma reflexão sobre a dimensão política que existe na filmografia recente no Brasil. Os diretores convidados para debaterem sobre essas questões, Philippe Barcinski , Tata Amaral e Ricardo Elias , que mostram em suas filmografias a São Paulo como lugar de acontecimentos, farão suas exposições relacionando as diferenças e identidades entre o novo cinema e o velho cinema novo.

13 de outubro – 19h00 às 22h00 (quarta)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada Franca

INFORMAÇÕES: http://memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 / Fax: (11) 3823-4798

Ciclo de palestras “Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea” – Literatura e Crítica – 3ª Etapa

Palestrantes: Paulo Franchetti e Micheliny Verunschk/Mediador: Maurício Pedro
Ciclo de palestras que analisa aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Os palestrantes são críticos de literatura e autores de obras literárias, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro. Coordenação acadêmica: Professores Rita Couto, Murilo Jardelino e Mauricio Silva.

14 de outubro – 19h30 às 22h (quinta)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Entrada Franca

INFORMAÇÕES: http://memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780/Fax: (11) 3823-4798

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina – 3º Programa
Imaginários urbanos na América Latina: símbolos na arte e na praça pública

Em continuidade ao programa do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, iniciado no segundo semestre de 2010, serão debatidas as marcas de identidade na arte e na praça pública. A iniciativa da Cátedra Unesco Memorial da América Latina chega assim ao seu terceiro encontro, que se propõe levar a público reflexões originárias da produção científica desenvolvida nas universidades brasileiras. Nesse evento, estarão reunidas duas teses de doutorado defendidas no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo.

Palestrantes: Hélcio Magalhães , Gestor de Artes Gráficas do SESC São Paulo e Mariza Bertoli , ensaísta e crítica de arte, transpõe a produção simbólica contemporânea para a ancestralidade mítica latino-americana expressa na arte. Mediação: Lisbeth Rebolo , professora titular da Universidade de São Paulo e historiadora da arte na América Latina. Debatedora: Cremilda Medina , coordenadora acadêmica do Foro Permanente e também professora titular da USP.

14 de outubro – 19h às 22h (quinta)
Anexo dos Congressistas
Entrada Franca

INFORMAÇÕES: http://memorial.org.br
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br
Tel.: (11) 3823-4780 / Fax: (11) 3823-4798

II Feira de Universidades Chinesas

No dia 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de outubro, das 9h00 às 18h00, a capital paulista receberá 80 autoridades acadêmicas e governamentais chinesas, representando 26 instituições universitárias. Será a segunda maior delegação acadêmica chinesa a visitar o Brasil. A cerimônia de abertura, às 9h00 do dia 22 de outubro, contará com a presença do Embaixador da República Popular da China no Brasil, o Sr. Qiu Xiaoqi. A Feira terá como sede o Memorial da América Latina –

22 e 23 de outubro – 9h às 18h (sexta e sábado)
Foyer do Auditório Símon Bolivar

Informações: Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE) –www.cbcde.org.br
Tel.: (11) 3082-2636 / E-mail: cbcde@cbcde.org.br
Inscrições (gratuitas, até 21 de outubro): cbcde@cbcde.org.br

Conferência Internacional da Rede Waterlat “Tensão entre justiça ambiental e justiça social na América Latina: o caso da gestão da água”

Essa conferência é uma realização da rede WATERLAT, organizada pela Escola de Geografia, Ciência Política e Sociologia da Universidade de Newcastle, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina, com apoio da Cátedra UNESCO Memorial da América Latina.

25, 26 e 27 de outubro – 9h às 19h (segunda a quarta)
Auditório Simón Bolívar

Inscrições e Informações: www.waterlat.org

Mesa-redonda “Maria Estela Guedes e a Literatura Portuguesa Contemporânea”

Esse encontro tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos literários, lingüísticos e estéticos da produção mais recente da escritora portuguesa Maria Estela Guedes , destacando seu livro “Chão de Papel”, que aborda suas memórias da Guiné-Bissau, tendo como parâmetro a poesia contemporânea lusa num diálogo com a poesia brasileira contemporânea. Irá também avaliar, numa perspectiva crítica, a produção dessa instigante e intrigante poeta portuguesa, que apresenta habilidades voltadas para o suporte virtual em sua excelente revista cultural Triplo V. O evento tem a coordenação acadêmica de Ana Maria Haddad Baptista, Márcia Fusaro, Maurício da Silva e Rita Couto. Entrada Franca

25 e 26 de outubro – 19h30 às 22h (segunda e terça)
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita

Informações e programação: http://memorial.org.br
Tel.: (11) 3823-4780 / E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

“Entre a diversidade e a identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea” – 2º encontro

Palestrantes: Alcides Villaça e Heitor Ferraz Mello. Mediadora: Márcia Fusaro. Ciclo de palestras que analisa aspectos sociais, linguísticos e estéticos que fundamentam e conformam nossa produção literária recente, destacando seus relacionamentos com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro. Os palestrantes são críticos de literatura e autores de obras literárias, unindo, desse modo, os dois pilares de sustentação do sistema literário brasileiro.

23 de setembro – 19h30 às 22h (quinta).
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita.
Informações: (11) 3823-4780.
E-mail: eventoscbeal@memorial.sp.gov.br

“Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea: Gil Veloso e as Fábulas Farsas”

Desenvolvida no âmbito do projeto “Entre a Diversidade e a Identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea”, a palestra de Gil Veloso, o “La Fontaine do Minhocão”, versará sobre suas “fábulas farsas”, fiéis, em princípio, à tradição fabular de Esopo e La Fontaine, que tratam do comportamento humano a partir de associações com o caráter animal. Por extensão, serão debatidas as fábulas no universo literário brasileiro contemporâneo. Mediação de Joel Rosa.

28 de agosto, sábado, 10h às 12h
Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar.
Portão 12.
Entrada Franca

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina: Análise da vulnerabilidade feminina à contaminação por HIV no Brasil e no México

Palestra de Sônia Geraldes. Coordenação: Cremilda Medina.

30 de agosto, das 19h às 22h (segunda)
Anexo dos Congressistas, Portão 12.
Entrada Franca

Confira o debate sobre a importância da comunicação na prevenção à Aids

“Entre a diversidade e a identidade: Terceiro Encontro com a Literatura Brasileira Contemporânea” – 1ª Etapa

Palestra de Frederico Barbosa e Marcelo Tápia, mediada por Sônia Melchiori. Eles discutirão os aspectos sociais, lingüísticos e estéticos que fundamentam a produção literária recente. Serão destacados sua relação com os processos midiáticos e outros modos de composição e institucionalização do sistema literário brasileiro.

23 de agosto, segunda, 19h30 às 22h
Biblioteca Latinoamericana Victor Civita.
Entrada Franca

Cátedra – Foro Permanente de Reflexão Sobre a América Latina

Mesa redonda “Programas de microcrédito na América Latina”
Debatedores: Profa. Dra. Cláudia Forte (Universidade Presbiteriana
Mackenzie); Prof. Dr. Márcio Bobik (PROLAM / USP); Prof. Dr. Ladislau
Dowbor (PUC / SP).

2 de agosto de 2010 (segunda-feira), 19h
Biblioteca Latino-Americana Victor Civita (Portão 6)
Entrada Franca

 

1) Cinema Contemporâneo na América Latina

Visa a proporcionar reflexões sobre contextos históricos e sociais relacionados à produção cinematográfica do continente, contextualizando, por meio da análise de filmes, as especificidades da linguagem cinematográfica dos países latino-americanos.

Datas: 18 e 25 de agosto; 01, 08, 15, 22 e 29 de setembro; 06, 13 e 20 de outubro de 2010 (quartas).
Total de aulas: 10 – Carga horária: 30 horas-aula
Horário: das 19 h às 22 h

2) Literatura e Cinema: Intersecções

Tem como objetivo analisar e debater a transposição da obra escrita para o audiovisual, realizando abordagens que auxiliem / direcionem a criação / produção de um roteiro cinematográfico a partir de textos literários.

Datas: 21 e 28 de agosto; 11, 18 e 25 de setembro; 2, 16 e 23 de outubro; 6 e 27 de novembro de 2010 (sábados).
Total de aulas: 10 – Carga horária: 40 horas-aula
Horário: das 9 h às 13 h

Inscrições abertas para ambos os cursos
De segunda a sexta-feira das 10h às 18h
Local: Anexo dos Congressistas – CBEAL (Portão 13)
Informações: (11) 3823-4780 / e-mail: cursos@memorial.sp.gov.br
Taxa de inscrição: R$200,00

Clique aqui para ver os programas dos cursos

  • Outros cursos e seminários de 2010
    • Cursos:

Para Onde Caminha a América Latina? História e conjuntura

Movimentos Políticos e Culturais na América Latina

    • Seminários:

Liberdade de Expressão/Direito à Informação nas Sociedades Contemporâneas da América Latina

III Simpósio Internacional de Cultura e Comunicação na América Latina: Integrar para além do mercado

  • Cursos/palestras ministrado(a)s no 2º semestre de 2009

Seminário “Utopia e Identidade Cultural: a América Latina na obra de Darcy Ribeiro”

Jornada Temática “A crise financeira internacional, a contestação do dólar e o surgimento de moedas regionais – perspectivas desde o Brasil”

Amazônia: Desafios e Perspectivas da Integração Regional

Jornadas Latino-americanas “Ángel Rama, um transculturador do futuro”

A experiência da redemocratização: um balanço das trajetórias de Argentina e Brasil após o ciclo autoritário

Mar de água Doce: riqueza compartilhada

Aula Inaugural do 4º módulo da Cátedra Memorial da América Latina

Palestra “A pesquisa de Comunicação em tempos de globalização”

Ciclo de Palestras Entre a Diversidade e a Identidade: Encontros com a Literatura Brasileira Contemporânea

Curso “O espaço local como cenário global: a trilogia fílmica de Lucrécia Martel”

  • Cursos/palestras ministrado(a)s no 1º Semestre de 2009

Música, Juventude e Política na América Latina

Cinema e Identidade na América Latina

  • Cursos/palestras ministrado(a)s em 2008: