Apresentação de Música Medieval acontece pela primeira vez no Memorial

0

Ministrado por grupo de pesquisa da Unesp, o concerto didático acontece no dia 9 de agosto e é aberto ao público

O GRUPPEMM (Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval) se apresenta na Biblioteca Latino-Americana, dia 9 de agosto. O grupo faz parte do Programa de Educação Tutorial – PET, do Instituto de Artes da Unesp, e conta com intermédio do Prof. Dr. Paulo Moura.

O termo “música medieval” se refere ao estilo musical típico da Idade Média, que evoluiu do cantochão até a música polifônica. Entre as modalidades que serão interpretadas pelo GRUPPEMM estão cantos gregorianos e um moteto a três vozes.

Desde agosto de 2018, em parceria com o pesquisador Pedro Diniz, o grupo trabalha na pesquisa sobre códigos e práticas da música medieval, ainda pouco conhecidos. O grupo traduziu para os códigos musicais modernos fragmentos de obras do século XI compostas na pequena Paris Medieval, como “Viderunt Omnes” e “Sederunt Principes”, duas das composições mais marcantes da época.

Além do concerto, será compartilhado o processo de pesquisa e desenvolvimento do trabalho junto com uma amostra visual de materiais usados na produção das músicas, como harpas, alaúdes e flautas.

Serviço
Música Medieval no Memorial
Dia 9 de agosto, às 12h30
Auditório da Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhar.

Comentários encerrados.