América Latina independente é tema de exposição de quadrinhos e caricaturas

0

Dividida em dois eixos Latino-América Independente apresenta trabalhos de mais de 20 artistas brasileiros e do quadrinhista argentino César Carrizo

O Memorial da América Latina recebe até o dia 22 de setembro a exposição de caricaturas e quadrinhos Latino-América Independente, que apresenta trabalhos de diversos quadrinhistas latino-americanos.

A mostra está organizada em dois eixos interligados: o primeiro, “Processo de Independência dos países Latino-Americanos”, tem curadoria de Bira Dantas e traz 44 trabalhos de 23 artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Ceará, Pará e Argentina.

O segundo, “Pátria Grande – 60 anos da Revolução Cubana”, apresenta uma história em quadrinhos do argentino César Carrizo sobre uma das revoluções mais importantes da história recente. Carrizo esteve em Cuba, onde trabalhou com o escritor e Major General Enrique Acevedo González em seu livro “Sem Camisa”, dando-lhe material valioso como documentação gráfica.

Entre os artistas estão Alisson Affonso, Baptistão, Baraldi, Bira Dantas, Carriero, Carvall, Cesar Carrizo, Dóro, Eder Santos, Eduardo Vetillo, Geuvar Oliveira, Guabiras, J..Bosco, Julian Fagotti, Marcelo Bicalho, Marcio Marchini, Natalia Forcat, Paulo Capilé, Rice Araujo, Igrés, Sergio Más, Shimamoto e Thais Linhares.

Troféu Angelo Agostini
A abertura da exposição aconteceu no dia 3 agosto, durante a entrega do 35º Troféu Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de histórias em quadrinhos do Brasil, realizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP).

Angelo Agostini foi o desenhista que produziu a primeira história em quadrinhos no Brasil – em sequência e com um personagem fixo. “As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à Corte” começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869, na Revista Fluminense. A data foi escolhida para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.

Saiba mais

Serviço:
Exposição Latino-América Independente
Até 22 de setembro
De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado, das 9h às 15h
Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Entrada gratuita
Classificação livre

Compartilhar.

Comentários encerrados.