Memorial da América Latina recebe festa da independência da Bolívia

0

Celebração acontece nos dias 10 e 11 de agosto e comemora os 194 anos da independência do país; evento terá atrações folclóricas, música ao vivo e comidas típicas

A comunidade boliviana, que escolheu São Paulo como sua segunda casa, toma conta do Memorial da América Latina para celebrar o aniversário de 194 anos de seu país de origem. A Festa da Bolívia, já tradicional no Memorial, esse ano acontece nos dias 10 e 11 de agosto, nas praças Cívica e da Sombra, e traz atrações folclóricas de dança, música ao vivo e comidas típicas da culinária boliviana.

A festa é a mais importante manifestação cívica e multicultural fora da Bolívia, promovida pela maior comunidade latino-americana de São Paulo. Organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil (ACFBB), o evento homenageia também as Virgens de Copacabana, Urjupiña e Socavon, padroeiras do país, e outras divindades que remontam ao período pré-colombiano.

Durante a festa, 18 grupos folclóricos trazem o colorido das roupas e a elegância dos ritmos bolivianos em apresentações de danças populares, músicas andinas, danças de origem negra como o caporal e a morenada, além da demonstração de um tinku, ritual típico da região no qual diversas comunidades se encontram.

No dia 6 de agosto, às 14h, em frente ao Auditório, é realizado um ato cívico com o hasteamento de bandeiras, entoação de hinos nacionais e oferenda de flores ao busto de Simón Bolívar. Às 18h, no Salão de Atos Tiradentes, será feita uma homenagem a cidadãos bolivianos destacados.

O evento é organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia-Brasil e pelo Centro Pastoral de Imigrantes, com apoio do Consulado Geral da Bolívia.

Serviço:
Ato Cívico – 194 anos da independência da Bolívia
Dia 6 de agosto
Das 14h às 17h – em frente ao Auditório Simón Bolívar | Portões 8, 9 e 13
Das 18h às 21h – Salão de Atos Tiradentes | Portões 2 e 5

Festa da Bolívia
Dia 10 de agosto, das 8h às 22h
Dia 11 de agosto, das 10h às 20h
Praça Cívica e Praça da Sombra | Portões 2, 5, 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação livre

 

Compartilhar.

Comentários encerrados.