Mostra “Brasil, brasileiro”: encontro de tradições no Memorial

0

Tour garantido pelos principais pontos de manifestação cultural do país: essa é a proposta da mostra “Brasil, brasileiro”, que o Memorial da América Latina inaugura no próximo dia 12 às 9 horas, no Pavilhão da Criatividade, com entrada gratuita para o público em geral de terça a domingo das 9 às 18 horas.

A mostra reúne peças do artesanato popular representativo de vários estados brasileiros, com ênfase nas festas tradicionais e de cunho religioso que já estão enraizadas no imaginário coletivo regional e consagradas no calendário turístico do país. “É uma aula de história e passeio imperdível para toda a família pelas mais autênticas tradições culturais do Brasil”, afirma a curadora Adriana Beretta.

No espaço da exposição estarão os ícones dos principais eventos festivos e do sincretismo religioso conhecidos de norte a sul do país, como o bumba-meu-boi, o maracatu, as congadas, a festa do Divino, as vaquejadas, o forró, e, ecumenicamente, as imagens de santos populares e da devoção regional como Padre Cícero, Frei Galvão, São Longuinho, e os sacerdotes orixás do candomblé.
“Nessa mistura de culturas queremos mostrar o jeito de ser brasileiro, já cantado, encenado e aplaudido mundo afora e que nos deve orgulhar”, sintetiza a curadora, que organiza a mostra com o produtor Artur Jorge.

Visita virtual, clique aqui.

Serviço:
Mostra “Brasil, brasileiro”
Abertura: 12 de julho
Horário: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Local: Pavilhão da Criatividade, Memorial da América Latina – Barra Funda/São Paulo
Pedestres: portões 8, 9 e 13
Entrada gratuita
Classificação Livre

Comunicação Social do Memorial da América Latina
Joana Lobo – Fátima Robustelli – Daniel Pereira
E-mail: comunicacao@memorial.org.br
(11) 3823 4620 + 4644 + 4647 + 4669 + 4622
Facebook: /memorialamericalatina
Instagram: @memorialdaamericalatina
Twitter: @memolatina

Compartilhar.

Comentários encerrados.