Memorial abre as portas para receber os grupos de coworking público do Governo do Estado

0

Começaram a funcionar esta semana dois novos espaços de coworking público do projeto Acessa Campus, integrante do programa Acessa São Paulo, na Capital: um na Biblioteca Parque Villa-Lobos e, o outro, no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina. O projeto de trabalho colaborativo foi pensado pelo governo do Estado de São Paulo para promover a economia criativa e compartilhada, incentivando pequenos negócios e microempreendedores, ao fortalecer suas redes de conhecimento, networking e parcerias.

Os dois espaços abraçam projetos culturais em busca de oportunidades para se desenvolver. Denominados Acessa Campus Cultura, cada um possui uma sala de coworking com capacidade para 20 pessoas com projetos individuais ou representando empresas. O primeiro piloto de coworking público do Estado de São Paulo é o Acessa Campus Etec Parque da Juventude, no antigo Carandiru, e está em funcionamento desde maio de 2018.

A seleção para o Acessa Campus Cultura foi realizada por meio de edital de chamamento e os profissionais selecionados, denominados residentes, poderão usar os espaços por dez meses, contando com local para trabalho, acesso à internet Wi-Fi, salas de reunião, auditório, descompressão e apoio no local.

A Comissão Acessa Campus é formada por representantes da Secretaria de Governo, da Secretaria da Cultura representando também a Organização Social SP Leituras, gestora da Biblioteca Parque Villa-Lobos, do Memorial da América Latina e da Prodesp, parceiros no projeto. Foram selecionados pela Comissão nove projetos compostos por 19 pessoas para o espaço da Biblioteca Villa-Lobos, relacionados à edição de conteúdos, cultura, empreendedorismo social e meio ambiente; e cinco projetos compostos por 18 pessoas para o coworking do Memorial da América Latina, nas áreas de design, cultura e entretenimento.

Como devolutiva à sociedade pelo uso do espaço, todas as equipes selecionadas deverão compartilhar seu conhecimento com o público em geral, por meio do oferecimento periódico de workshops e sessões de mentoria. Por sua vez, o projeto Acessa Campus oferecerá mensalmente aos residentes workshops e sessões de mentoria com parceiros do governo do Estado, em temas de seu interesse, para potencializar o desenvolvimento e o impacto dos projetos.

Compartilhar.

Comentários encerrados.