Exposição “América Florida” mostra a relação cultural dos países latino-americanos com as flores

0

A relação cultural dos países latino-americanos com as flores é o mote da mostra “América Florida”, que entra em cartaz dia 11 de janeiro no Pavilhão da Criatividade. Telas bordadas, cerâmicas, papel machê e outros suportes são peças tradicionais que simbolizam hábitos e costumes de vários países da América Latina e com as quais o visitante poderá interagir durante a mostra.

Pratos de argila, tupus – broche ornamental andino utilizado para prender xale –, as famosas caveiras mexicanas do “Dia dos Mortos” e retábulos do Peru – feitos de madeira e massa de batata com gesso – trarão a natureza estampada. Em destaque, as telas floridas do artista argentino Diego Manuel.

Simbolicamente, as flores, presentes em diversos hábitos da cultura latina, retratam tanto o luto e a homenagem aos mortos, quanto as boas vindas aos recém-nascidos. Também são utilizadas para presentear casais apaixonados, além de dar cor a comemorações, festas e casamentos.

Uma peça especial na mostra é “A moringa”, obra em cerâmica da renomada artista brasileira Izabel Mendes da Cunha, em que se vislumbra uma noiva com vestimenta florida segurando um buquê de flores de maneira graciosa e delicada.

Peças religiosas em enfeites floridos estão expressas em imagens de anjos e santas, bem como a figura do diabo em argila, com flores esculpidas no traje. A diversidade presente em América Florida revela que a exuberância das flores ganha uma conotação de vitalidade entre os povos latino-americanos.

Serviço
Local: Pavilhão da Criatividade – Memorial da América Latina
Data: A partir de 11/01/2018
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: livre para todos os públicos

Compartilhar.

Comentários encerrados.