Memorial é homenageado em festival multicultural da comunidade alemã

0

A comunidade alemã do Brooklin, na zona sul da capital paulista, reúne-se nos dias 26 e 27 de maio no tradicional evento multicultural Maifest para compartilhar e celebrar vivências culturais e de cidadania. Com o tema “Viajar Juntos”, o festival será realizado no quadrilátero formado pelas ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos.

Em 2018, a AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin – que organiza a festa pelo 19º ano consecutivo, vai homenagear instituições e personalidades que têm papel relevante na história do país. O Memorial da América Latina foi escolhido por ser uma instituição plural com significativa participação na imigração alemã, sobretudo no Chile e na Argentina, e Dr.Almino Affonso, presidente do Conselho Curador da Fundação e ex-ministro, por sua importância histórica na defesa da democracia e do diálogo e por seu esforço na preservação do compartilhamento cultural.

O festival contará a história da imigração alemã, com variados recortes da cultura paulista, da América Latina e do mundo. Pesquisadores, historiadores, educadores, professores, maestros, coordenadores dos grupos de danças, músicos, coralistas, dançarinos, escritores e migrantes serão protagonistas deste encontro de amplas manifestações, numa viagem pelas ruas do Brooklin, valorizando o espaço público, a convivência entre as pessoas e respeitando a diversidade cultural.

“Nossos festivais já romperam fronteiras e têm uma linguagem internacional”, comemora o vice-presidente da AEMB, Ademar Távora. A temática da Maifest deste ano foi definida após o trabalho de mapeamento dos caminhos percorridos pelos primeiros imigrantes alemães a partir de São Sebastião, onde se radicou o aventureiro Hans Staden. De São Paulo, a caravana passou por Santos, Bertioga, Santa Catarina, esteve na Alemanha e acabou no Memorial da América Latina.

“O evento será uma grande viagem chamando as pessoas para viajarem juntas”, prevê Luiz Delfino Cardia, curador cultural da festa. Além da gastronomia, no leque de atrações artísticas e culturais destacam-se a exposição de livros de historiadores e o mapa da imigração alemã, apresentações de danças do Colégio Benjamim Constant e Visconde de Porto Seguro e dos grupos Edelweiss, Tirol e Hallo Welt. No Espaço Criança haverá atividades educacionais promovidas pelas escolas Senses Montessori School e Colégio Humboldt nos dois dias de festa, das 10 às 16 horas.

Serviço:

XIX MaiFest
Dias: 26 e 27 de maio

Horário: Das 10 às 16 horas
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10 às 22 horas
Entrada gratuita

Mais informações pelo www.aemb.org.br

Compartilhar.

Comentários encerrados.