Nova reflexão inspirada em obra de Eduardo Galeano será tema do “Rodas de Conversa”

0

O próximo debate do projeto “Rodas de Conversa”, que o Recanto da Filosofia realiza no Memorial da América Latina, traz à mesa um tema intrigante, pinçado da obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano: “A História e seus Paradoxos”. Será dia 18, a partir das 19h30, no auditório da Biblioteca Latino-Americana, com entrada gratuita (portões 2 e 5 da Praça Cívica). Para participar, não é preciso inscrição prévia.

Os textos que serão debatidos no encontro, “Paradoxos” e “Celebrações das Contradições I e II”, foram selecionados do “Livro dos Abraços”, traduzido pelo brasileiro Eric Nepomuceno.

É uma das obras mais ousadas de Galeano, publicada em 1989, por coincidência, mesmo ano em que surgiu o Memorial da América Latina. O escritor uruguaio foi colaborador assíduo da Revista Nossa América, editada pelo Memorial. Ele morreu no dia 13 de abril de 2015, em Montevidéu.

Uma demonstração do despudor do escritor está justamente em “Paradoxos” e, certamente, vai instigar o debate do encontro. Está lá:

Nem o próprio filho de Deus salvou-se do paradoxo: Ele escolheu, para nascer, um deserto subtropical onde jamais nevou, mas a neve se converteu num símbolo universal do Natal desde que a Europa decidiu europeizar Jesus. E para mais inri, o nascimento de Jesus é, hoje em dia, o negócio que mais dinheiro dá aos mercadores que Jesus tinha expulsado do templo”.

SERVIÇO:

 Nova reflexão inspirada em obra de Eduardo Galeano será tema do “Rodas de Conversa”

Dia 18/4 – Das 19h30 às 21h

Biblioteca Latino-Americana (portões 2 e 5)

Entrada Gratuita

Não é necessário inscrição prévia

Memorial da América Latina/Metrô Barra Funda

Estacionamento: portão 4 (R$ 25 – o período)

Compartilhar.

Comentários encerrados.