Memorial é a nova casa do Nikkey Matsuri

0

O tradicional Festival Nikkey Matsuri volta a ser realizado no Memorial da América Latina, que, a partir desta edição passa a ser a sede oficial do evento com a chancela da Secretaria da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo.

Nesta 11ª edição do festival, além do eclético leque de atrações programadas para a Praça Cívica do Memorial, o evento celebra os 110 anos da imigração japonesa com a Exposição Mottainai, que fica em cartaz até o dia 14 de abril.

A mostra traz obras de 56 artistas plásticos nipo-brasileiros com temática que destaca a importância da sustentabilidade como forma de combater o mottainai, expressão de origem japonesa que significa desperdício ou gasto exagerado em seu sentido mais amplo – do consumo de alimentos, bens materiais, do tempo e até mesmo de talento subaproveitado. O tema também será levado aos participantes do festival em palestras da professora Tiemi Yamashita, referência mundial no assunto, que falará sobre o valor dos recursos e de como saber usá-los com gratidão e respeito.

O ápice do festival será nos dias 07 e 08 de abril com uma diversificada programação que vai de taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, moda kawaii e shows musicais a concursos, workshops e ícones da cultura japonesa como origami (dobraduras de papel), kirigami (corte de papel), ikebana (arranjo floral) e shodô (caligrafia japonesa).

A praça de alimentação será atração à parte com chefs nipo-brasileiros e iguarias já conhecidas da população.

Os eventos do festival são gratuitos. A organização sugere a quem puder, que leve alimentos não perecíveis para serem encaminhados a entidades assistenciais.

 

SERVIÇO:

– Festival Nikkey Matsuri

Dias 7 e 8/04

Horário: das 10h às 20h

Entrada Gratuita

Praça Cívica – portões 2 e 5 – Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade/Metrô Barra Funda

Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (conveniados)

Classificação Livre

 

– Exposição 110 anos da Imigração Japonesa

De terça-feira a domingo, das 9h às 18h

Até o dia 08/04

Onde: Salão de Atos – Tiradentes

Av. Auro Soares de Moura Andrade/Metrô Barra Funda

Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (conveniados)

Classificação Livre

 

Compartilhar.

Comentários encerrados.