Castelo Rá-Tim-Bum é construído pela primeira vez, com torre de 15 metros

0

Em cartaz desde o dia 31 de março,  Rá-Tim-Bum, o Castelo tem atraído milhares de pessoas ao Memorial da América Latina. Uma realização da Fundação e do Governo do Estado de São Paulo, a megaprodução promete ser uma das grandes atrações do calendário cultural e de entretenimento de São Paulo. O projeto tem como parceiros a TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, que produziu e exibiu uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, e a Caselúdico, empresa referência na montagem de grandes exposições e responsável por toda a cenografia.

O grande diferencial da exposição no Memorial é que o público tem a chance de entrar num Castelo idêntico ao da série, construído numa área de 700m² anexa ao Pavilhão da Criatividade.

O espaço reproduz com o máximo de fidelidade o desenho original do seriado, desde o lado externo – porta, torre com 15 metros de altura, bandeira tremulando, janelas, colunas e catavento – até a cenografia dos ambientes interiores, proporcionando verdadeira experiência, em que o público se sente no castelo da TV.

O presidente do Memorial, Irineu Ferraz, acredita que este é um projeto inovador e lembra que o Memorial tem expertise na montagem de grandes atrações, como a  Vila do Chaves, que levou mais de 200 mil pessoas à Barra Funda em 2016. Por isso, Ferraz aposta que o Castelo atrairá visitantes de outros estados e do exterior.

Por Daniela Agostini-04

Além da atração em si – acrescenta o dirigente –, “a preocupação do Memorial era trazer uma grande exposição acessível para todos, com preço popular, e isso só foi possível com o apoio de parceiros na realização do evento. Trazemos o Castelo para comemorar o aniversário de 28 anos do Memorial da América Latina e também pela relação de afeto dos fãs com o seriado, assim teremos uma exposição grandiosa do tamanho que o público merece”. 

O presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, completa: “A TV Cultura e o Memorial da América Latina, instituições que têm sua trajetória marcada pela disseminação da cultura e pelo entretenimento, se unem nesta exposição que fará adultos e crianças viajarem por um universo lúdico que há duas décadas encanta adultos e crianças”.

identidade_castelo_logos2Visitação/Ingressos

A exposição fica aberta ao público das 9h às 21h durante a semana e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Memorial, que funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e nos finais de semana das 10h às 20h, ou pelo www.ratimbumocastelo.com.br, com direito de escolha do dia e horário da visita.

Os convites são limitados, por isso é importante fazer a compra com antecedência, para não correr o risco de se esgotarem. No site é possível consultar para quais datas e horários ainda há ingressos disponíveis. Caso se esgotem no site, acabam também na bilheteria. Verifique aqui a disponibilidade.

História

Considerado um dos grandes sucessos da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997. Com 90 episódios, a série é considerada paradigma na programação infantil da televisão brasileira. Ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1994 e virou filme em 1999. A arquitetura da maquete do Castelo foi inspirada no estilo modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que projetou a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona. 

Serviço

Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Visitações: terça a sexta-feira, das 9h às 21h | sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada, R$ 10,00)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Funcionamento da bilheteria: terça a sexta-feira, das 9h às 18h | sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (pagos)
Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda

Compartilhar.

Comentários encerrados.