David Toscana

0

David Toscana nasceu na cidade mexicana de Monterrey, em 1961. Considerado um dos autores mais representativos da nova literatura latino-americana, foi traduzido para mais de dez línguas. Recebeu diversos prêmios, entre eles o prêmio de narrativa Casa de las Américas, pelo romance O Exército Iluminado.

Obras

  • Evangelia (2016)
  • La ciudad que el diablo se llevó (2012)
  • Los puentes de Königsberg (2009)
  • El ejército iluminado (2006)
  • El último lector (2004).
  • Duelo por Miguel Pruneda (2002)
  • Santa María del Circo (1998)
  • Historias de Lontananza (1997)
  • Estación Tula (1995)
  • Las bicicletas (1992)

O escritor tem cinco livros publicados no Brasil: Santa Maria do Circo, O exército iluminado, As Pontes de Königsberg e O último leitor, editados pela Casa da Palavra, e Lontananza Bar, da Editora Realejo.

Participou como convidado oficial da quarta edição da Festa Internacional de Parati (FLIP), em 2006, quando lançou Santa Maria do Circo.

Em agosto de 2012, o Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Editora Casa da Palavra, promoveu um encontro com David Toscana, na Biblioteca Latino-Americana, para lançamento da edição brasileira do livro As pontes de Königsberg.

 

Obras de Toscana no acervo da Biblioteca Latino-Americana

TOSCANA, David. Santa Maria do circo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. 224 p.

A história de um grupo circense desgarrado que funda uma sociedade em pleno deserto mexicano. Formado por anti-heróis como Barbarela, a mulher-barbada, e Natanael, o anão megalomaníaco, o grupo busca a própria redenção em meio ao absurdo.

TOSCANA, David. O exército iluminado. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007. 163 p.

Ignacio Matus é um maratonista, professor de história e patriota inveterado, que decide lutar contra o tempo perdido e recuperar o Texas para o México. Para realizar este sonho quixotesco, Matus organiza um exército de jovens com deficiência mental que incorporam às suas vidas o objetivo de tomar o território em uma empreitada delirante.

TOSCANA, David. Los puentes de Königsberg. México: Alfaguara, 2009. 242 p.

O paralelo entre a cidade mexicana de Monterrey e a antiga cidade prussiana de Königsberg, conhecida pelo mistério matemático a cerca de suas sete pontes, é o pano de fundo de um enredo, onde a imaginação transpõe tempos e subverte geografias. Com personagens que viajam no tempo, descrições sobre a Segunda Guerra Mundial e o enigmático sumiço de seis meninas, o autor une fantasia e realismo em uma narrativa surpreendente.

 

TOSCANA, David. El último lector. México: Alfaguara, 2010. 182 p.

No último poço de uma cidade sem água foi encontrado o cadáver de uma menina. Na biblioteca daquela cidade sem leitores, a resposta.

Compartilhar.

Comentários encerrados.