Exposição “100 Ulysses Guimarães” começa nesta sexta-feira, dia 16

0

061 GUIDACCI 00XXX78 NÃO FAÇA TRAGÉDIACharges e caricaturas ilustram momentos da história de um dos mais respeitados políticos do país

De 16 de setembro a 16 de outubro, a Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina recebe a exposição “100 Ulysses Guimarães”. A mostra, com curadoria de José Alberto Lovetro (JAL) e pesquisa de Gualberto Costa, comemora o que seria o centésimo aniversário de Ulysses.

alecrimSerão cerca de 70 caricaturas e charges expostas, que contam, através de ilustrações de cartunistas brasileiros, o protagonismo do chamado “Senhor Constituinte”. Alguns dos trabalhos são do período de atuação de Ulysses e outros inéditos.

“Mais uma vez o Memorial da América Latina e os cartunistas brasileiros são parceiros em uma iniciativa que remete a episódios significativos da nossa História e dos quais participou ativamente nosso homenageado”, disse o cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial.

Complementando, o curador JAL destacou que não há como negar o protagonismo de Ulysses Guimarães: “Ele se tornou uma figura exemplar para as gerações seguintes. Sua história é ampla e rica e esta exposição apresenta um olhar cristalino do humor gráfico sobre aquele que é considerado um dos mais respeitados políticos brasileiros”.

As visitações a exposição são de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

063 CHICO 20NOV79 JBSobre

Ulysses Silveira Guimarães nasceu em Rio Claro, interior de São Paulo, no dia 6 de outubro de 1916  e morreu (desapareceu) em 12 de outubro de 1992, num acidente de helicóptero nos mares do Rio de Janeiro.

Catedrático em engenharia política, foi um dos responsáveis pela instalação do parlamentarismo em 1961, logo após a renúncia de Jânio Quadros. Participou também das duas Constituintes (em 1947 e 1988), enfrentou a ditadura militar e foi peça chave nas Campanha Diretas Já e na posse de Tancredo Neves (momento de passagem da ditadura para o governo civil).

Serviço
Data: de 16/09 a 16/10
Visitações: diária, das 9h às 18h
Local: Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Acesso: Portões 1, 2 e 5
Entrada Gratuita
Classificação Livre

Compartilhar.

Comentários encerrados.