Cartunistas homenageiam as novelas da Globo no Memorial

1

Desenhos de cartunistas brasileiros lembram atores, atrizes e personagens da teledramaturgia brasileira 

“Gabriela”, por Mônica Fuchs

Nos 50 anos da TV Globo cartunistas de todo o Brasil homenageiam com caricaturas e cartuns, atores, diretores, personagens e títulos de novelas. O Memorial da América Latina recebe a exposição com mais de 90 desenhos, em que é possível relembrar momentos épicos da televisão, com reproduções de grandes astros e estrelas como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Lima Duarte, Tarcísio Meira e Glória Menezes, entre outros.

A mostra começa no dia 27 de novembro e fica por um mês na Galeria Marta Traba, do Memorial, com entrada gratuita. Na abertura da exposição o artista plástico Wilson Iguti fará uma escultura de caricatura ao vivo de um astro de novelas.

Personagens como Sinhozinho Malta, Escrava Isaura e

“Escrava Isaura”, por Elihu-Duayer

Odorico Paraguaçu também são lembrados. É a história das novelas vista pelos traços dos maiores cartunistas brasileiros. “A caricatura é a arte mais popular que existe. São estilos diferentes que se encontram para agradar a um público que vai do neto ao avô. Uma festa para a família se divertir e se informar da história dessa arte de representar a sociedade que é a novela”,  afirma o jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (JAL), curador da mostra.

“Fernanda Montenegro”, por Walter Toscano

“As novelas são parte da nossa cultura popular e peça importante para a nossa dramaturgia. Tantos romances, dramas que fazem o público ficar vidrado na frente da televisão.  É muito interessante vê-las, de certa forma, recriadas em outra arte, em caricaturas, que ressaltam características tão peculiares de atores, atrizes e personagens, que nos faz relembrar momentos emocionantes e tornam as novelas ainda mais inesquecíveis”, completa João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina.

Alguns desenhistas que estarão na exposição com suas obras: Abel Costa; Alecrim; Alexandre Santos; Amarildo; Amorim; Andre HQ; Ariel; Baptistão; Benjamim Cafalli; Biratan Porto; Bruno Comotti; Bruno Honda; Cassio Manga; Da Costa; Danilo Marques; Dela Corte; Dino Alves; Eder Santos Edson  Guedes; Elihu; Evandro Carlos Olante; Fernandes; Ferreth; Fraga; Glen Batoca; Gustavo G; Izânio Façanha; Jal; J Bosco; Jota; Júnior Lopes; Kaltoé,Lézio Jr.; Marcelo Graphis; Marcos Venceslau; Mauro Miranda; Moisés; Mônica Fucshuber; Natália Forcat; Nei Lima; Osvaldo Pavanelli; Paffaro; Rafel Grande; Roberval Salles; Roberto Kroll; Rogério Soud; Sergio Gomes; Thyago, Ulisses; Verônica Saiki; Wal Alves; Waldez; Walter Toscano; William Medeiros; Wilson Caldana; e Wilson Iguti.

O jornalista e cartunista José Alberto Lovreto, o JAL, é o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. Em parceria com o Memorial ele já organizou exposições de caricaturas de importantes personagens da história cultural latino-americana, como o arquiteto Oscar Niemeyer e o escritor Gabriel García Marquez, o Gabo.

Serviço:

“Beatriz Segall e Glória Pires”, por Marcelo Graphis

Novelas da Globo  – Homenagem dos Cartunistas Brasileiros
Data: de 27/11/15 a 27/12/15
Abertura: a partir das 19h
Horários: De terça a domingo, das 9h às 18h
LocalGaleria Marta Traba – Memorial da América Latina
EndereçoAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado da Estação Barra Funda)
Entrada gratuita

 

Compartilhar.

1 comentário