Abertura de exposição reúne grandes cartunistas brasileiros no Memorial

2

Mostra homenageia personagens e novelas da Globo. Visitação até 27 de dezembro

Na última sexta-feira (27), na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, grandes cartunistas brasileiros se reuniram para a abertura da exposição “Novelas da Globo – Homenagem dos cartunistas brasileiros”. A mostra é uma homenagem aos personagens e novelas da emissora, que, neste ano, completou 50 anos de história.

Entre os desenhistas estavam José Alberto Lovetro – mais conhecido como JAL -, Eder Santos, Eduardo Baptistão, Rogerio Soud e Wilson Iguti.

JAL, curador da exposição, falou sobre o atual cenário das charges, cartuns e caricaturas no Brasil.

“Hoje, a área de quadrinhos tem um espaço muito reduzido na grande imprensa, onde se prioriza mais o texto que a ilustração. O Memorial está de parabéns por nos abrir esse espaço. Nosso país tem os melhores cartunistas e as excelentes produções precisam ser mostradas. Quem vier visitar a exposição, terá esse privilégio”, disse JAL.

O cartunista ainda destacou a interatividade e diversão que a mostra pode proporcionar a toda família e mencionou a possibilidade dos desenhos expostos serem reunidos em um livro.

Eder Santos, cartunista e criador do desenho “O Bem Amado – personagem Odorico Paraguaçu” contou um pouco sobre o processo de criação da sua caricatura: “Puxei pela memoria as novelas e, a partir daí, pesquisei como imagem o que ficaria mais interessante para desenhar. Todo o processo é digital, desde o esboço até a pintura. Entre começar o primeiro traço e finalizar, levei em media 6h de trabalho no total”.

 Escultura ao vivo

Durante a abertura, o artista plástico Wilson Iguti fez ao vivo uma escultura de caricatura da atriz Fernanda Montenegro. A obra está exposta  na galeria, junto com as mais de 90 caricaturas e cartuns que compõem a mostra.

Visitação

A exposição “Novelas da Globo – Homenagem dos cartunistas brasileiros” fica na Galeria Marta Traba até 27 de dezembro. A visitação é de
segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 20h. Uma excelente opção de programa cultural para todas as idades.

Veja as fotos da exposição

Serviço


Data: até 27 de dezembro.
Horários: terça a domingo, das 9h às 18h.
Local: Galeria Marta Traba – Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado da Estação Barra Funda)

Compartilhar.

2 Comentários