Daqui a pouco o peixe pula: a arte que nasce da tragédia

2

O que sobrou do Rio

A dolorida relação do Jardim Romano (zona leste da capital) com as enchentes do rio Tietê é o tema do projeto artístico Daqui a Pouco o Peixe Pula, que em julho traz ao Memorial da América Latina a instalação Casa Molhada e o espetáculo interativo O que Sobrou do Rio. O projeto foi idealizado pelo coletivo EstoPÔ Balaio de Criação, Memória e Narrativa e surgiu em 2010, quando o Jardim Romano ficou submerso durante três meses pelas águas da enchente do Rio Tietê.

Na época, três artistas migrantes da pauliceia vislumbraram a possibilidade de transformar em experiência artística a narrativa oral da tragédia pessoal dos moradores do bairro. Tinham em mente, nessa fusão de linguagem oral, literatura e artes visuais, encontrar naquele cenário a metáfora para a própria travessia do migrante: Ana Carolina Marinho e João Júnior vieram do Rio Grande do Norte e Recy Freitas é paraense.

O projeto de ocupação artística envolveu toda a comunidade e, na sua estreia, em outubro de 2012, ocupou ruas, casas e espaços institucionais do bairro e de regiões vizinhas ao Jardim Romano. No Memorial da América Latina, a instalação Casa Molhada será composta de vários quadros: “Quarto de Luana”, a “Laje de Dona Netinha”, “A Cozinha de Dona Lica”, “A Escada de Dona Adelina” e o “Jardim de Seu Rafael”. Local: Praça da Sombra. Horário de visitação: todos os dias, das 10h às 17h. Grátis.


“Eu queria tirar os meus filhos, queria salvar eles, só eles!” (Dona Lica, moradora do Jardim Romano)

Confira o que saiu na imprensa sobre esta peça (Rede Globo, SP TV 1ª Edição, 08.07.13)

O que Sobrou do Rio é o espetáculo teatral a partir das histórias de sobrevivência de moradores que são obrigados a conviver em casas inundadas. Temas como a solidariedade, a função da arte e a resistência do migrante são abordados.

  • Horários
    Dias 9, 14 e 21 de julho: 18h
    Dias 10, 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho: 20h

Local
Instalação Casa Molhada, na Praça da Sombra. Grátis.

Compartilhar.

2 Comentários