Mostra traz Stradelli, um conde italiano na Amazônia

0

Às quintas-feiras, às 15h, a Sala de Vídeo do Pavilhão da Criatividade exibe o documentário Ermanno Stradelli. O filho da cobra grande”, do italiano Andrea Palladino. Grátis.

Entre os numerosos viajantes italianos na América Latina,  Ermanno Stradelli (Borgotaro, Piacenza, 1852 – Manaus, 1926) é o que mais amou, respeitou e estudou as civilizações indígenas. Dedicou-se com paixão e muito rigor ao estudo do nheengatu e de outros dialetos falados pelos índios, e também à coleta, resgate e divulgação da literatura oral ameríndia. O  Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em colaboração com a Sociedade Geográfica Italiana e a Fundação Memorial apresenta uma exposição sobre este extraordinário viajante, que muito contribuiu com a etnografia da Amazônia e que pode ser considerado um verdadeiro mediador cultural entre as civilizações indígenas e o mundo dos “civilizados”.  

A mostra A Amazônia de Ermanno Stradelli. Rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano” traz ao público uma ampla seleção de fotografias que o conde Stradelli realizou na Amazônia brasileira durante as suas viagens de exploração (1879-1900). A exposição inclui documentos originais  – mapas geográficos, cartas, relatos de viagem manuscritos, monografias e revistas da Sociedade Geográfica Italiana – que ilustram a sua trajetória, oferecendo ao mesmo tempo uma ilustração do contexto histórico dos exploradores italianos no século XIX.

Na inauguração da mostra (dia 10 de abril às 18h) será exibido pela primeira vez o filme Ermanno Stradelli. O filho da cobra grande”, do italiano Andrea Palladino. O documentário narra e documenta as principais etapas da biografia de Ermanno Stradelli, intrinsecamente ligadas à região amazônica. A projeção acontece na Sala Vídeo do Pavilhão, às 20h. O diretor Palladino estará presente e responderá as perguntas do público.

No dia seguinte (11 de abril) haverá no Anexo dos Congressistas uma jornada de estudos sobre a personalidade e a obra do explorador, que contará com a presença do Consûl Geral da Itália, do Presidente da Società Geografica Italiana e de  pesquisadores brasileiros e italianos que, sob diferentes perspectivas, se interessam pelo personagem de Stradelli.  O encontro, aberto a todos os interessados, acontecerá das 10h00 às 18h00, no Auditório do Anexo dos Congressistas.

Saiba mais sobre Ermanno Stradelli

Leia texto do professor Bessa Freire, publicado no Diário do Amazonas

Ficha técnica:

A Amazônia de Ermanno Stradelli. Rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano

Concepção e curadoria : Livia Raponi
Projeto expográfico: Adriana Beretta
Planisfério exploradores : Nadia Fusco
Pesquisa e textos : Livia Raponi
Montagem : Haroldo Dias da Silva, Jefferson Duarte, Tania Pereira Lima
Iluminação : Aguinaldo S. Bezerra
Técnico audio-visual : Carlos Dourado
Comunicação visual : Rogerio Bucci
Organização: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Colaboração: Fundação Memorial da América Latina, Sociedade Geográfica Italiana, Universidade Federal do Amazonas – Núcleo de Antropologia Visual, Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Università di Tor Vergata.

 

Serviço:

10 de abril
18h Abertura da exposição: “A Amazônia de Ermanno Stradelli. Rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano”
20h
Estréia do filme “O Filho da Cobra Grande”
Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro (portões 8, 9 e 13)
Grátis 

11 de abril, das 10h às 18h
Simpósio interdisciplinar “Ermanno Stradelli na Amazônia. Rios, Povos e Lendas sob o Olhar de um Explorador Italiano”
Local: Anexo dos Congressistas
Grátis

11 de abril a 20 de maio
Exposição   “A Amazônia de Ermanno Stradelli. Rio, povos e lendas sob o olhar de um explorador italiano”
Local: Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro (portões 8, 9 e 13)
Grátis 

Estacionamento: Portão 15, com preço único de R$ 10

Classificação: Livre para todos os públicos

Compartilhar.

Comentários encerrados.