Exposição “Passato Immediato” traz obras de artistas ítalo-brasileiros ao Memorial em junho

jun 18, 2012 Sem comentários

A obra “Retrato de Alberto”, de Eliseu Visconti, estará na mostra

O Memorial da América Latina organiza a exposição “Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira”, que reúne obras de artistas italianos vindos ao Brasil, de brasileiros que estudaram na Itália e de descendentes de italianos. A mostra será inaugurada no dia 28 de junho e vai até 19 de agosto, na Galeria Marta Traba. Ela se realiza no âmbito do Momento Itália-Brasil, iniciativa do governo italiano que apresenta aos brasileiros a cultura da Itália moderna.  “Passato Immediato” é a única atração que mostra o outro lado da moeda: a influência italiana na arte brasileira.

Ela é inegável. Segundo um levantamento feito pelo Patrimônio Histórico e Artístico da Prefeitura de São Paulo, mais de metade dos monumentos e esculturas presentes nas ruas e praças da cidade foram criados por artistas italianos e seus descendentes. O curador da exposição, João Spinelli, explica que esse intercâmbio é antigo:  “A contribuição italiana para a arte, a técnica e a cultura do Brasil tem como referência primordial o legado artístico de Giuseppe Antonio Landi (Bologna-Itália 1713 – Belém-Pará 1791) que a partir da segunda metade do século XVIII influenciou diretamente a arquitetura brasileira” (confira o texto completo do curador).

A exposição “Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira” contará com o trabalho de mais de

Marinha de Saquarema, José Pancetti, 1955

80 expositores, como o artista plástico Sérgio Romagnolo, o pintor José Pancetti, o escultor Victor Brecheret (autor do Monumento às Bandeiras, situado em frente ao Parque do Ibirapuera) e o desenhista/gravurista Marco Buti, entre outros. As obras que irão compor o acervo artístico da mostra foram cedidas pela Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Palácio dos Bandeirantes, Instituto Lina e Pietro Maria Bardi, Coleção Brasiliana do Instituto Cultural Itaú, além das principais galerias de arte de São Paulo.

Serviço
“Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira”
Período: 29 de junho a 19 de agosto
Inauguração: 28 de junho, 19h
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h,
Galeria Marta Traba
ENTRADA FRANCA

Leia o texto do curador João Spinelli

Confira a lista completa de expositores

Arquivo Agenda
Sem respostas para “Exposição “Passato Immediato” traz obras de artistas ítalo-brasileiros ao Memorial em junho”

Responda