Presidente Dilma e Lula visitam a exposição Guerra e Paz

mai 18, 2012 1 comentário

“Tenho certeza que – se meu pai estivesse aqui conosco – nos abraçaria e diria estar vivendo a maior emoção da sua vida”. Com essas palavras, João Cândido Portinari deu as boas vindas à presidente Dilma Roussef, ao ex-presidente Lula, e à extensa comitiva (16 carros oficiais) que os acompanharam, na visita que fizeram à exposição “Guerra e Paz, de Portinari”, nesta sexta, 18 de maio, antevéspera do fim da mostra, que vai até domingo na Fundação Memorial da América Latina.

O filho de Portinari leu um pequeno texto de seu pai – “em minha pintura sempre desejei representar o povo do Brasil, nascendo, sofrendo, trabalhando, festejando em casa e nas ruas, com suas roupas e suas cores, casando, chorando, vivendo e morrendo. Como homem comum tomo parte na luta, acredito em meu país. O que aqui deve ser corrigido o será. Nossa geração assistirá ao estouro de um país grande, o país do futuro completará a maioridade dentro em pouco”. E, referindo-se ao desenvolvimento econômico que o país experimenta nos últimos dezoito anos, João Cândido completou: “Se meu pai pudesse imaginar que esse futuro chegaria tão rigoroso, talvez não teria morrido tão moço, quem sabe não estaria hoje entre nós, confabulando com seu companheiro Oscar Niemeyer.”

Um grupo de crianças da EMEF Paulino Nunes Esposo, do bairro de Parelheiros, que havia agendado previamente visitas ao Memorial – sentou-se no chão à frente das autoridades. Em algum momento elas foram questionadas pela presidente Dilma que, qual uma professora, quis saber qual era o painel “Paz” e qual era “Guerra”. Sorriu quando os pequenos acertaram.  Um pouco antes, na visita à Galeria Marta Traba, acompanhada do presidente do Memorial, Antonio Carlos Pannunzio, ela escreveu no livro de registro da mostra: “Não se tem palavras para descrever as cores, as formas, as curvas e sobretudo a dor”.

Por Eduardo Rascov

Arquivo Notícias

Uma resposta to “Presidente Dilma e Lula visitam a exposição Guerra e Paz”

  1. Ana Karina says:

    Oi, sou da escola Paulino Nunes Esposo, e estava lá…
    Aliás, o correto seria E. E. Paulino Nunes Esposo
    Tive uma chance de dialogar com nossa querida presidenta Dilma, e perguntei, como é ser presidenta.Com um grande sorriso ela ma respondeu, é dificil, más tambem é bom pois você pode fazer grandes e muitas coisas para o seu país.

    Fiquei bem satisfeita com a resposta, assim dando um fim ao nosso dialogo.

Responda