Revista Nossa América: conheça a 1ª. edição de 2012

mar 28, 2012 4 comentários

     Desde sua origem, em 1989, a Fundação Memorial da América Latina publica ininterruptamente a revista Nossa América. Ela é publicada em dois volumes, um em português e outro em espanhol. A publicação aborda, sob o viés cultural, as grandes questões contemporâneas, sempre com o enfoque no subcontinente latino-americano.
Ao longo do tempo, ensaístas e escritores de renome, como Eduardo Galeano, Gabriel Garcia Marques, Vargas Llosa, Haroldo de Campos, entre tantos outros, deram densidade e reputação à revista. Publicada trimestralmente, ela é distribuída em bancas de jornais em São Paulo e pelos pontos de vendas da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

     O primeiro número de 2012 tem como matéria de capa a saga dos painéis “Guerra” e “Paz” (ambas de 14 X 10m), de Cândido Portinari, que serão expostos no Memorial a partir do dia 7 de fevereiro. São duas das principais obras de Portinari, um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, que foram doadas à ONU pelo governo brasileiro na década de 50. Como o prédio da ONU entrou em reforma, abriu-se a oportunidade do público brasileiro conhecer os painéis sobre os quais só ouvia falar. Eles foram restaurados e serão exibidos ao lado do painel Tiradentes, outra gigantesca obra de Portinari, no Salão de Atos do Memorial.

     A revista Nossa América de jan/fev/março traz ainda, entre outras matérias, análises sobre a nova Universidade Federal da Integração Latino-Americana, a Unila, sediada em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, sobre a relação do presidente Evo Morales com as comunidades indígenas de seu país, sobre as primeiras medidas do recém empossado presidente do Peru, Ollanta Humala, e sobre o fenômeno  Cristina Kirshner, reeleita sem problemas.

Arquivo Notícias

4 repostas to “Revista Nossa América: conheça a 1ª. edição de 2012”

  1. Paulo says:

    Sou de Sabará-MG, como faço para adquirir as edições da revista? Vi uma esta edição na biblioteca estadual de BH e me interessei pela revista. Muito legal o site do memorial, bom trabalho!

    • editor says:

      Muito obrigado pelo elogio. Para assinar a revista Nossa América ou adquirir números avulsos, favor enviar uma solicitação específica para a Juliana (borzani@fmal.com.br). Obrigado.

  2. CRis Morales says:

    Vocês doam estas revistas ou alguma outra publicação para escolas públicas?
    Nossa escola este ano está estudando tem a América Latina como tema central de nossos estudos. Vontamos com um acervo ínfimo acerca do tema e estamos contando com a solidariedade de instituições como a de vocês para doações. É possível? Agradecida, prof. Cris MOrales

Responda