Memorial exibe obra do pintor peruano Braun-Vega

mar 22, 2012 Sem comentários

“La leçon… à la campagne” , obra que arrebatou olhares na 18ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1985, do aclamado artista peruano Herman Braun-Vega, agora faz parte do acervo permanente da Fundação Memorial da América Latina e está disponível à visitação pública na recepção do prédio administrativo do conjunto arquitetônico, próximo ao elevador.

 “La leçon… à la campagne”  (1984, tinta acrílica sobre tela) é uma releitura livre e “latino-americanizada” da clássica tela do séc. XVII “Lição de Anatomia”, de Rembrandt. Ela faz referencia à foto do cadáver de Che Guevara, tirada pelos responsáveis por sua captura e assassinato, em 1967, na Bolívia. É característico nas criações do artista elementos da cultura peruana, temas políticos e referencias a obras importantes da história da arte, sempre explorados com maestria técnica, crítica mordaz, ironia e certo humor.

 Sem dúvida, o grande sucesso de sua tela na Bienal de 85 contribuiu para que Braun-Vega se consagrasse no cenário da arte contemporânea.  Daí a importância dele, em 2010, ter feito uma exposição antológica na Galeria Marta Traba, do Memorial. Após a mostra, Braun-Vega pensou em doar ao Memorial uma obra que tivesse importância tento para o país quanto para sua carreira. Ele fez uma única exigência: que “La leçon… à la campagne” ficasse à mostra, em um local de fácil acesso do público. Assim cada detalhe “La leçon… à la campagne”  pode ser apreciado pelo público brasileiro.

Interna
Sem respostas para “Memorial exibe obra do pintor peruano Braun-Vega”

Responda