Cátedra Unesco Memorial da América Latina

2

9° Módulo (2014)

 

Processos políticos na América Latina contemporânea – história, cultura política e democratização numa era de transformações globais.

Organização CBEAL – Centro Brasileiro de Estudos da América Latina. Para graduados e pós-graduandos de Humanidades, além de professores e profissionais que trabalham com o tema.

Catedrático: Prof. Dr. Alberto Aggio – Titular da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

O curso será realizado de 27 de agosto a 5 de novembro, às quartas-feiras, das 8h30 às 12h30. Serão 40 horas-aula.
Local: Biblioteca Latino-Americana.

Programação completa, esclarecimento de dúvidas e informações sobre inscrições: www.memorial.org.br
E-mail: catedra@memorial.sp.gov.br / Telefone: (55 11) 3823-4603.

 

8° Módulo (realizado em 2013) 

“A educação superior na América Latina e os Desafios do Século 21”

 

Cátedra Unesco - Memorial da América Latina“A educação superior na América Latina e os Desafios do Século 21” é o tema do curso de extensão universitária que a Cátedra Unesco Memorial realiza no primeiro semestre deste ano. As inscrições, gratuítas, estão abertas até o dia 15 de março, sendo necessárias cópias dos seguintes documentos: Curriculum Vitae; certificado de matrícula ou certificado de conclusão do curso superior emitidos pela Instituição de Ensino a qual pertence ou que cursou; RG ou equivalente legal.

O curso será ministrado pelo catedrático Simon Schwartzman  e contará com a participação e especialistas convidados da América Latina e dos Estados Unidos. As aulas (quatro horas por semana) começam no dia 5 de abril e terminam em 7 de junho,  sempre às sextas-feiras. O número de vagas é limitado a 100 participantes, que serão selecionados de acordo com a formação escolar e currículo.

Como nos anos anteriores desde que foi criado, em 2006, o curso oferecerá 10 bolsas de estudo preferencialmente para estudantes estrangeiros ou de outros estados fora de São Paulo. Os selecionados vão participar do curso em período integral e receberão ajuda de custo de U$ 1.200 e seguro saúde.

O catedrático – O professor Simon Schwartzman possui graduação em Sociologia e Política e Administração Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (1961), mestrado em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) e doutorado em ciências políticas pela University of California Berkeley (1973).  Atualmente é presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro. Foi presidente da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: política comparada, educação superior, ciência e tecnologia, educação, e sociologia da ciência. É membro da Academia Brasileira de Ciências.

Programa

1)    – 5 de abril – Origens: as universidades modernas no mundo e na América Latina. Os grandes modelos europeus históricos (França, Alemanha, Inglaterra), os Estados Unidos e as universidades latino-americanas.
Conferencista : Simon Schwartzman

2) – 12 de abril – O Papel da educação superior nas sociedades modernas: os novos desafios.
Conferencista convidado: Jamil Salmi, Colômbia.

3) – 19 de abril – Os papéis tradicionais e contemporâneos da educação superior: formação profissional, mobilidade social, cultura, valores. Conferencista convidado: Francisco Marmolejo, México – Estados Unidos.

4) – 26 de abril – A organização interna, valores, autoridade, governança e o funcionamento das universidades.
Conferencista : Simon Schwartzman

5) – 3 de maio – O surgimento da educação superior de massas: equidade, acesso e formação de alto nível, diferenciação, ações afirmativas. Conferencista convidado: Jorge Balán, Argentina – Estados Unidos

6) – 10 de maio – Tendências da Educação Superior nos países da OECD e na América Latina.
Conferencista convidado: José Joaquin Brunner, Chile.

7) – 17 de maio – Ciência, tecnologia e competitividade: os modos de produção científica, a “terceira missão” das universidades.
Conferencista: Simon Schwartzman.

8)– 24 de maio – Financiamento, políticas públicas, regulação, controle de qualidade e avaliação da educação superior.
Conferencista: Simon Schwartzman.

9) – 31 de maio – O público e privado na Educação Superior.
Conferencista: Simon Schwartzman.

10) – 7 de junho. Globalização, internacionalização, rankings, brain-drain, a disputa por talentos. Conferencista convidada: Sylvie Aupetit Didou, México.

Esclarecimento de dúvidas e informações adicionais: poderão ser obtidas com a Sra. Rosângela Moraes pelo e-mail: catedra@memorial.sp.gov.br ou pelo telefone: (55 11) 3823-4603.

Saiba o que é a Catedra Unesco Memorial da América Latina

 Módulos da Cátedra:

7° Módulo – Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos para a América Latina

6° Módulo – Doenças Negligenciadas na América Latina

5° Módulo – Agronegócio na América Latina: desafios e oportunidades

4° Módulo – Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina

3° Módulo – Comércio e Desenvolvimento: Os novos desefios da América Latina

2 ° Módulo – Meio-ambiente

1° Módulo – Energia

Mais Informações  pelo e-mail: catedra@memorial.sp.gov.br, ou pelo telefone: (55 11) 3823-4603.

Apoiadores:

      

Instituidores:

    

 

Compartilhar.

2 Comentários

  1. Senhores,

    As inscrições foram encerradas dia 15 ou posso tentar ainda hoje me inscrever?
    Sou conselheiro e presidente da Câmara de Educação Superior do CEE-SP
    Agradeço e aguardo.
    Angelo Luiz Cortelazzo

    • Prezado senhor Ângelo,
      Favor entrar em contato com o senhor Eduardo Farsetti, pelo telefone 11 3823.4728